Como tratar dos casos em que por uma necessidade de negócio, seja por regulamentação, direcionamento ou indecisão do gestor, a prioridade das entregas muda durante a execução da sprint?
Como tratar dos casos em que por uma necessidade de negócio, seja por regulamentação, direcionamento ou indecisão do gestor, a prioridade das entregas muda durante a execução da sprint?
Primeiramente, as sprints são "curtas" (de 2 a 4 semanas) justamente para que as regras de negócio não mudem nesse prazo (nada no mundo é tão dinâmico). Normalmente essas mudanças são no fundo a falta de definição mínima (D.O.R.) que chamamos de Refinamento (ou Grooming). Mas vamos supor no extremo que mesmo com sprints de 2 semanas, o seu negócio realmente mudou (por exemplo, uma nova regulamentação emergencial ultra secreta mega blaster), nesse caso extremo a sprint é CANCELADA (deve parar tudo e voltar ao status anterior) e uma nova Planning (reunião de planejamento de sprint) é realizada com a exposição do Product Owner (PO) sobre as novas diretrizes e priorizações de negócio. Todo o trabalho desenvolvido nesses primeiros dias da Sprint deve ser descartado, com o risco de não deixar "lixo" no código (produto). Por isso, salientar que o tempo usado será PREJUÍZO (descarte) é fundamental para evitar que gestores mudem de ideia antes da entrega da sprint, seja por indecisão, seja por falta de definição.