Estou na Aula 3 do curso de UX Research e fiquei com duas dúvidas. A professora comenta que caso tenha acesso à pessoa que será entrevistada é interessante já passar as perguntas antes da entrevista para que ela possa se preparar. Acredito que em questões mais teóricas isso até funciona. Mas no caso de uma pesquisa mais sobre momentos e sentimentos acredito que passar as perguntas antes poderia enviesar as respostas, deixaria de ser uma resposta natural, talvez a conversa ficasse até mais mecânica. Gostaria de opiniões sobre isso, SEMPRE é interessante o envio das perguntas antes ou depende do contexto da pesquisa?
Meu segundo ponto é sobre as perguntas quebra gelo, ainda na Aula 3. A professora comenta que perguntar sobre a formação do entrevistado seria interessante para saber se a pessoa teria um conhecimento técnico sobre aquilo. Não concordo com duas questões sobre isso, nem sempre uma pessoa que é formada está mais atualizada ou tem mais conhecimentos, atualmente, pessoas podem consumir conteúdos por iniciativa própria e pessoas que fizeram faculdade podem ter passado com o mínimo e não ter aprendido muita coisa. Meu segundo ponto é quanto a necessidade dessa pergunta na nossa pesquisa, mesmo que a pergunta fosse acertiva, saber se a pessoa tem mais conhecimento técnico ou não, não nos ajuda a chegar mais perto da resposta para o problema que estamos tentando entender. Concordo muito com o que a professora fala ao final da aula, de que as perguntas não devem ser muitas e sim apenas o suficiente, manter a entrevista o mais enxuta possível economiza o tempo do entrevistador e do entrevistado e caso tenha sido bem estruturada trás os mesmos resultados. Portanto, não vejo o porquê de colocar essa pergunta sobre a formação. Caso tenham outra opinião estou super aberta e entender outros pontos de vista :)