1
resposta

Modelo de previsão

Não há um erro de conceito quando foi considerado o mês 1 para janeiro/19 para posterior cálculo da MCM?

O cálculo da MCM inicia a partir do mês de abril/19, indo até o mês março/20, ou seja, 12 meses. Não deveríamos considerar o valor de x=13 para os dados futuros a partir de abril/20, e não x=16? Acredito que a própria diferença que o professor citou entre a previsão e os dados "reais" seja por essa questão.

Podem verificar?

1 resposta

Oi, Guilherme! Tudo certinho por aí?

Na verdade, não é coerente descartamos dados para análise da sazonalidade, nesse contexto. Mesmo que façamos uma previsão de doze meses apenas, quanto mais dados tivermos disponíveis para formar a reta e a equação de regressão, mais fiel será nosso modelo de previsão.

É normal que a estatística não replique exatamente o comportamento dos números da vida real. Ao utilizarmos medidas de tendência central, estamos extraindo alguma informação valiosa sobre os dados, porém, acabamos perdendo um pouco em acurácia. Ter isso em mente é essencial para não se deixar levar pela confiança de que os números não mentem: eles são informações que carecem de contexto e análise crítica.

Além disso, o x, na equação, tem a função de representar a linha temporal - incrementar os dados de forma gradativa, com o passar dos meses. Outra alteração importante seria a da própria equação de reta, pois teríamos menos dados, e, por consequência, menos proximidade com a realidade.

Espero ter esclarecido sua dúvida, Gui! E agradeço por compartilhar seus questionamentos conosco.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software