Olá Liliam!
A mitigação de riscos envolve ações que reduzem a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco. No caso do "uso de colete à prova de balas", a ação está diretamente relacionada à redução do impacto de um possível ataque, já que o colete protege o policial de ferimentos mais graves. Ele é considerado uma mitigação porque, embora não elimine completamente o risco, reduz significativamente o impacto caso o risco se materialize, mesmo não cobrindo o corpo todo, o mesmo vale para luvas, capacete, extintor e por aí vai.
Por outro lado, manter backups de arquivos é considerado uma ação de contingência. Isso porque o backup não reduz a probabilidade de perda de dados, mas sim oferece uma solução para recuperar os dados após a perda ter ocorrido. Ou seja, é uma medida que entra em ação após o risco se concretizar, garantindo que as consequências sejam minimizadas.
É como usar o guarda-chuva durante a chuva, é uma ação de "mitigação", pois ele reduz o impacto de você se molhar. Já ter uma roupa extra no seu local de trabalho para trocar caso você se molhe seria uma ação de contingência, pois não impede em nada que você se molhe, mas ajuda a lidar com a situação depois. Em resumo, podemos notar que Mitigar, pode ser usado durante a ação, contingência é o pós. A mitigação tende a sempre anteceder a contingência.
Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!