2
respostas

Minha raquete sobe ou desce infinitamente qual seria a dica para poder ter um limite?

//Variáveis da bolinha;
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 10;
let raio = diametro /2;

//Variáveis da raquete oponente;
let xRaqueteOponente = 588;
let yRaqueteOponente = 155;
let comprimentoRaqueteOponente = 10;
let alturaRaqueteOponente = 70;
let velocidadeYRaqueteOponente = 0;

//Variáveis da raquete;

let xRaquete = 2;
let yRaquete = 155;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 70;
let colodiu = false;

//Velocidade da bolinha;
let velocidadeYBolinha = 6
let velocidadeXBolinha = 6

//Placar do jogo;

let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBordas();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();



}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function mostraRaquete(x, y){
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, 70, 70);

}


function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function movimentaMinhaRaquete(){
   if(keyIsDown(UP_ARROW)){
     yRaquete -= 10;

   }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}
function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaqueteOponente / 2 - 20;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente

}


function verificaColisaoBordas(){
   if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1 
  } 
}


function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = 
  collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

}
function incluiPlacar(){

    fill(255);
    text(meusPontos, 278, 26);
    text(pontosOponente, 321, 26);

}
function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 599) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 2) {
        pontosOponente += 1;
    }
}






2 respostas

Fala, Paulo! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno.

Testei seu código, porém achei que está perfeito ;-)

Conseguiu descobrir o erro?

Um abraço e bons estudos!!!

Se o problema for a raquete saindo da tela eu consegui resolver assim:

function moveRaquete(){

      if(keyIsDown(UP_ARROW) &&
             (yRaqueteDireita > 0)){
       yRaqueteDireita -= 5;}

      if(keyIsDown(DOWN_ARROW) &&
          (yRaqueteDireita + alturaRaquete < height)){
        yRaqueteDireita += 5;}
}