Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Minha Experiência sobre o tema

Concordo plenamente com o que o professor expôs, não apenas sobre evitar confiar 100% no código gerado pela IA, mas também sobre o perigo de não documentar as motivações por trás das mudanças. Essa documentação é essencial para dar contexto a futuras manutenções que serão feitas por outros desenvolvedores.

Gostaria de compartilhar uma experiência que tenho vivenciado com o uso de SDD (Spec-Driven Development). Tenho percebido que, na fase de planejamento e construção da solução, fornecer instruções específicas e objetivas sobre onde quero chegar e como validarei as entregas faz toda a diferença. Quando defino regras claras como guardrails, cobertura de testes, padrões de desenvolvimento, arquitetura e critérios para redução de carga cognitiva, o processo flui muito melhor. Ao estruturar isso sistematicamente e validar o planejamento gerado pelo modelo (abrangendo design e testes), a probabilidade da IA produzir um código defeituoso cai drasticamente.

O grande desafio, no entanto, surge na necessidade de revisar tudo o que foi gerado após uma implementação extensa. É aí que tenho tido mais dificuldade. Como consequência, acabo focando muito mais na validação via testes (unitários e de integração) e na verificação das regras estabelecidas, delegando o code-review do codebase para a própria IA.

Essa dinâmica tem me gerado certa insegurança, especialmente na hora de repassar as entregas ao time e justificar as decisões arquiteturais de alto nível que motivaram a solução, indo além do que está explícito apenas no código.

1 resposta

Oi, Lincoln. Tudo bem com você?

Muito obrigado por compartilhar essa reflexão. A forma como você estruturou sua experiência traz uma perspectiva prática e bem fundamentada sobre o tema abordado no capítulo. De fato, o que você descreveu alinha-se perfeitamente com o conceito de usar IA como aliada no processo investigativo e de desenvolvimento, em vez de simplesmente delegar tarefas.

O ponto que você levanta sobre documentar as motivações por trás das mudanças é realmente crítico. Quando você estabelece guardrails claros, define padrões de desenvolvimento e critérios de validação, está essencialmente criando um contexto robusto para que a IA trabalhe de forma mais previsível. Ao validar o planejamento gerado pelo modelo antes de implementar, você reduz significativamente a chance de gerar código problemático. No entanto, reconhecer que a revisão extensiva torna-se desafiadora é uma observação honesta e muito importante.

A insegurança que você sente ao repassar entregas está ligada a algo fundamental: a necessidade de você mesmo compreender as decisões arquiteturais tomadas. Delegar o code-review para a IA sem uma revisão ativa sua limita sua capacidade de justificar e defender essas escolhas. Talvez o caminho seja encontrar um equilíbrio entre confiar nos testes como validadores e investir em momentos estratégicos de revisão focada nas decisões de design, não necessariamente em cada linha de código.

Obrigado novamente por contribuir com essa discussão tão enriquecedora ao fórum. Sua experiência prática é exatamente o tipo de conteúdo que nos ajuda a aprender coletivamente. Fico feliz em saber que você continua compartilhando suas percepções e desafios.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!