Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

[Dúvida] É sobre mim esse video kkkk ??

Ele claramente fez essa videoaula pra mim KKKKK.

Eu estava tentando montar um aplicativo pra mim e fazia justamente isso. Pedia pro agente fazer uma vistoria no código e apontar os problemas encontrados, possíveis falhas ou códigos duplicados. Aí, pegava o resultado e colocava em outra IA pra ver como ela resolveria os problemas. Depois eu ficava olhando como ela tinha feito e alterava algumas coisas, mas, no geral, eram poucas alterações KKKKK.

O problema é que eu percebi que, fazendo dessa maneira, eu vou acabar virando só um “perigo” programando. Porque, se eu fosse criar um sistema pra uma empresa, provavelmente ele teria várias falhas de segurança e eu não saberia identificar direito a origem delas, muito menos como resolver. Eu estaria basicamente sabendo fazer o código funcionar, mas sem entender de verdade o que estou fazendo ou por que determinadas soluções são necessárias.

Foi justamente aí que eu percebi que preciso parar de depender tanto da IA e começar a entender o código de verdade.

3 respostas

Oii, Lucas! Tudo bem?

Que bacana ver você se identificando tanto com o vídeo a ponto de sentir que a aula foi feita sob medida para o seu momento. Esse reconhecimento já é um sinal de maturidade: perceber o próprio padrão de uso da IA e questionar o que realmente ficou de aprendizado é o primeiro passo para sair da dependência.

Sua percepção sobre virar alguém que faz o código funcionar sem entender o porquê descreve bem um fenômeno conhecido como carga cognitiva terceirizada: quando a IA resolve o problema, ela também absorve o raciocínio, e o que sobra para você é só o resultado. A boa notícia é que o problema não está em usar IA, e sim no papel que ela ocupa no seu processo.

Uma dica prática para inverter essa lógica: adote o método do rascunho antes da resposta. Antes de pedir qualquer coisa ao agente, escreva em português mesmo, em duas ou três linhas, qual é o problema e como você resolveria. Depois compare com o que a IA sugeriu e liste as diferenças. Onde a solução dela divergir da sua, pare e pergunte o motivo, pedindo explicação em vez de código pronto. Com o tempo, essa comparação vira o seu principal instrumento de estudo, e a IA passa de executora a revisora do seu raciocínio. Vale ainda transformar cada correção de segurança que aparecer em uma pesquisa própria depois, para entender a falha na origem.

Fico curiosa com uma coisa: no seu aplicativo, teve alguma sugestão da IA que mais te surpreendeu por ser diferente do que você tinha imaginado?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu criei um aplicativo totalmente funcional, mas, sendo bem sincero, não fui exatamente eu que criei ele kkkkk. Eu não faço ideia de como a maior parte dele funciona. Ele simplesmente funciona, e eu provavelmente não saberia explicar exatamente por que ou como isso acontece.

Eu tentei seguir algumas estruturas e boas práticas, como SOLID, separar o front-end do back-end e organizar melhor a arquitetura. O problema é que, no meio disso tudo, eu me sentia praticamente um analfabeto funcional dentro do próprio código kkkkk. Eu conseguia fazer as coisas acontecerem, mas não conseguia entender de verdade o que estava acontecendo por baixo dos panos.

Então, tendo isso em mente, acho que antes de sair criando mais coisas, vou focar no meu próprio aperfeiçoamento. Eu percebi que tenho um problema sério na hora de usar IA: acabo usando muito mais do que deveria e, sem perceber, deixo ela responsável por praticamente tudo.

No fim, eu viro só um ditador de código: mando a IA fazer as coisas, ela entrega, eu testo e, se funcionar, beleza. Só que eu não estou realmente aprendendo. Estou apenas dando ordens para uma máquina fazer um trabalho que eu deveria, aos poucos, ser capaz de entender e executar sozinho.

E acho que esse é justamente o ponto que preciso mudar. Quero continuar usando IA, mas é extremamente difícil usá-la como uma ferramenta de aprendizado e apoio, porque tenho a tendência de me acomodar. Tem alguma técnica de estudo que eu possa tentar usar? Tenho certa dificuldade de concentração e acabo indo pelo caminho mais fácil, porque o fato de ver um resultado logo na minha frente, sem precisar esquentar muito a cabeça, acaba me tornando uma pessoa acomodada.

Oi, Lucas!

A sua sinceridade sobre não saber explicar o que acontece por baixo dos panos do próprio aplicativo já é meio caminho andado, porque a maior parte das pessoas nessa situação nem chega a perceber. E vale dizer: um projeto funcional construído com IA não é um desperdício, é o seu melhor material de estudo disponível agora. Você não precisa começar outra coisa do zero, precisa reabrir o que já existe com outro objetivo.

Sobre técnicas, três funcionam bem no seu caso. A primeira é a técnica Feynman aplicada ao seu código: escolha um arquivo do seu app, leia e escreva em texto simples o que ele faz, como se explicasse para alguém sem conhecimento técnico. Onde você travar, está o buraco real do seu conhecimento, e só aí você recorre à IA, pedindo explicação e não código.

A segunda é a regra do não copiar e colar: enquanto estiver estudando, tudo que a IA sugerir você digita à mão. Parece bobagem, mas digitar obriga o cérebro a processar cada linha, enquanto o Ctrl+V pula essa etapa inteira. A terceira é inverter o papel da IA e transformá-la em tutora socrática: peça a ela que faça perguntas sobre o seu código em vez de responder, algo como "não me dê a resposta, me faça três perguntas que testem se eu entendi este arquivo".

Sobre a concentração, uma dica que combina com essas técnicas é reduzir o tamanho da meta: blocos de vinte e cinco minutos com um único arquivo em foco, cronômetro ligado e a IA fechada nos primeiros dez minutos. A acomodação aparece quando a tarefa é grande e a recompensa está distante, então encurtar o ciclo e ter uma pergunta concreta para responder no fim do bloco muda bastante esse jogo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!