1
resposta

Minha autorreflexão

As vezes sinto que sou a própria impostora e não alguém com síndrome do impostor. Sou acadêmica de medicina, bolsista em projeto de extensão e mais algumas responsabilidades e conquistas na graduação, mas eu já tive a ousadia de dizer que passei por "sorte", sendo que prestei 6 anos de vestibular para ser aprovada. E realmente, fazendo uma análise pessoal, tudo começou quando passei no vestibular e tive essa transição de vida. Não me sentia merecedora de estar ali e sempre estava me comparando com os demais.

Com o tempo e muita fé, esses sentimentos foram dando ao reconhecimento de minhas conquistas. Enxergo que tenho muito a melhorar sobre essa síndrome, mas muito do que restou tem me ajudado a querer melhorar como acadêmica e como pessoa.

Estou encantada com esse curso! Sei que vai me ajudar muito e eu vou poder ajudar muitas mulheres que manifestarem essa síndrome perto de mim.

Tenho uma dúvida: Há alguma escala, classificação sobre a síndrome do impostor que possa ser utilizada para encaminhamento de uma terapia ou acompanhamento com profissional da psicologia?

1 resposta

Oi Lívia,

Que maravilhoso ler o seu relato. Inclusive quando criei o curso me pegava pensando "Nossa, mas isso tem tudo a ver comigo, se o estudo fosse atual, certeza quer me pegaram como objeto de estudo, pq francamente não é possível tanta coencidência..."

Pela descrição da sua trajetória, mesmo não te conhecendo, posso deduzir que foi um grande feito, ser aprovada em medicina e de quebra bolsista, além das outras atividades que você realiza. Parabéns! =)

Sobre a escala ou classificação da síndrome do impostor, sinceramente desconheço. Geralmente, a pessoa passa por algum médico (no meu caso faz alguns anos, inclusive nem sonhava em estudar psicologia na época) eu descrevi meus sintomas e ele me encaminhou para uma psiquiatra, que pediu para eu aguardar meus exames da tireoide, se estivesse td certo com ela, ai sim eu voltaria, e qdo vimos o resultado, a tireoide estava desregulada (não sei se é o termo correto), mas enfim, tratamos dela e os sintomas que eu tinha suavisaram, mas outros sobressairam, ai ele me encaminhou para a psicóloga). Não sei se ajuda, mas comigo foi assim. =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software