Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Ulysses, boa tarde!
Você diz que não inicializou por conta das últimas 3 linhas? Em uma das dúvidas aqui do fórum disseram que é esperado que isso aconteça, pois não estamos utilizando o db. O meu também estava assim e vou confiar :) Vamos ver se da tudo certo.
Esquece. Na aula seguinte eu vi o que você quis dizer. Aconteceu comigo também.
Ulysses, você verificou no banco de dados se ele conseguiu criar a tabela?
boa tarde.
Não criou a tabela.
Bom dia Ulysses,
como está seu application.properties?
estou com mesmo problema também .. só que estou usando mysql com a seguinte properties:
esta tudo certo, nome do banco, porta de serviço(testei com telnet) , username e pass, só estou em duvida sobre este connector que peguei la no maven.. tentei usar "com.mysql.jdbc.Driver" e "com.mysql.cj.jdbc.Driver", chega no HikariDataSource e da shutdown na aplicação..
Java 16, Spring 2.5.4, MySQL 8.0.26
Bom, há algumas possibilidades.
Uma delas é que quando subimos o MySQL via docker é a autenticação, que por padrão usa um plugin chamado: cachingsha2password. Porém como configuramos para autenticar com uma senha limpa, devemos deixar explícito que utilizaremos a autentição nativa.
Subindo via docker-compose.yml ficaria basicamente:
database:
image: mysql:latest
ports:
- 3306:3306
environment:
MYSQL_ROOT_PASSWORD: root
command: --default-authentication-plugin=mysql_native_password
security_opt:
- seccomp:unconfinedA linha a ser adicionada seria: command: --default-authentication-plugin=mysql_native_password
Tentem subir novamente o container e startar a aplicação, por favor.
se alguem tiver tempo pra testar se era realmente isso..
eu tirei o ponto do "spring.data" porque meu IDE tava achando que eram "pastas separadas" ..
a table foi criada..
vou tentar "refazer o erro" por aqui
Olha, talvez realmente seja isso!
Igualmente para o Ulysses.
boa tarde
Eu consegui resolver o meu problema, era somente um import.