Na empresa que trabalho temos uma equipe de desenvolvimento que usa métodos ágeis.
Só que: é o exemplo da garrafa PET que deu.
Começou com a garrafa. Mas tá ruim por N motivos.
Colocaram a borracha em baixo. Ainda está ruim. E nós, clientes da solução ficamos tipo: "porque que tem e ainda está aí a garrafa PET? Porque não jogar fora a garrafa, pega a borracha, corta quadrado mesmo e amarra no pé?" (Tipo uma havaiana mesmo, pra que reinventar a roda?) "Seria muito melhor."
Daí vão lá, amarram com elástico e começam a fazer isso ou aquilo... mas ainda tem como base a porcaria da garrafa PET.
"Ah... mas não tem mais como jogar a garrafa agora..."
Começou ruim e ficam insistindo no erro. Por melhor que fique no final, poderiam ter evitado um monte de problema se primeiro ouvissem o cliente.
Em vez de só ouvir as dores, uma conversa de 5 minutos daria pra entender o que está acontecendo e o que o cliente que vai usar acha que quer e precisa.
Se não você fica com algo bizarro tipo um calçado que no fundo é uma garrafa PET.
Não sei se isso chega a ser algo comum... mas se o projeto começa errado e não dá mais para mexer depois... não vale a pena usar antes de começar ferramentas de definição de problema e soluções tipo design thinking?