Como seu consultor, meu objetivo é ajudar a empresa a superar os problemas de qualidade e os altos custos de retrabalho. Vou guiar vocês por cada etapa do ciclo PDCA:
PLANEJAR
Entender o Problema:
Vou pedir dados: quais produtos falham mais? Que tipos de defeitos? Com que frequência? Quanto isso está custando (retrabalho, devoluções)?
Vamos usar ferramentas visuais, como gráficos, para ver os maiores vilões primeiro.
Juntos, definiremos uma meta clara e mensurável. Por exemplo: "Quero reduzir os defeitos do produto X em 20% até o fim do próximo trimestre."
FAZER (EXECUTAR)
Esta é a hora de colocar o plano em prática. Preparar as Pessoas:
Vou garantir que todos que precisam realizar as ações estejam bem treinados nas novas formas de fazer as coisas.
Vamos comunicar o plano a todos, explicando por que estamos fazendo isso e como é importante a participação de cada um.
CHECAR
Coletar e Analisar Dados:
Vou ajudar a coletar os novos dados de qualidade depois que as mudanças forem implementadas.
Compararemos esses novos dados com o que tínhamos antes e com as metas que definimos.
Avaliar os Resultados: A equipe e eu vamos analisar se as ações realmente resolveram as causas e reduziram os problemas de qualidade.
AGIR
Com base no que aprendemos, vamos tomar as decisões finais: padronizar ou corrigir.
Padronizar (se deu certo):
Se as mudanças funcionaram, vamos torná-las parte dos procedimentos normais da empresa. Isso inclui atualizar manuais, dar novos treinamentos e garantir que as novas práticas sejam seguidas por todos.
Corrigir e Recomeçar (se não deu certo ou se há novas oportunidades):
Se os resultados não foram os esperados, ou se surgiram coisas novas, vamos ajustar o plano, investigar novamente as causas ou criar novas ações.