Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Métricas Técnicas VERSUS "Definition of Done"

Olá, estou curtindo muito os cursos do Mário Melo. Show!

Minha dúvida é sobre a possibilidade, e até mesmo utilidade, de se incluir Métricas Técnicas na "Definition of Done". Isso é relevante para garantir padrões que se esperam do resultado final? Isso fere a auto-gestão do time ágil?

Abraços.

3 respostas
solução!

Luiz, tudo bom? Se a equipe chegar a esse consenso não fere sua auto-gestão, mas se for imposto sim. Isso serve para qualquer decisão dentro do projeto.

É realmente interessante a discussão entre negócio e técnico, como se fossem partes distintas. O Ágil trata isso melhor. Por exemplo, como temos um ambiente transparente o Débito Técnico não fica debaixo do tapete, mas é exposto tanto para a equipe do projeto, quanto para os stakeholders.

Assim, quando há necessidade não há problemas de colocar itens dessa natureza dentro do DoD (Definition of Done), ainda mais pensando que ele pode ser um guia para o QA (Quality Assurance) do projeto.

Não conheço textos em português sobre o assunto, mas se quiser, pode dar uma lida nos artigos abaixo:

https://www.atlassian.com/agile/software-development/technical-debt

https://www.compuware.com/how-to-resolve-technical-debt/

Imaginei que seria situacional com base no tipo de relação entre business e devteam, Ronald. A questão da transparência é realmente fundamental. Confiança entre as partes cria um relacionamento mais duradouro e com foco na qualidade e impacto dos resultados. Obrigado por compartilhar. Abraços!

Boa Luiz, é isso ai mesmo!