Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Método para inserir em posição específica diferente do apresentado em aula

Durante a aula ao criar um método para inserir em uma posição específica eu tentei faze-lo antes do professor. A minha ideia era comparar a posição com alunos.lenght() já que o usuário poderia inserir em qualquer posição. Porém o professor fez a comparação com totalDeAlunos. Essa estrutura de dados não permite que eu tenha um aluno nas posições 0, 1 e 2 e um outro na posição 5?

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem com você?

Normalmente quando utilizamos uma estrutura de dados como os vetores, buscamos esse armazenamento sequencial em busca de performance :)

Veja que não faz muito sentido permitir a inserção causando "furos" no array, principalmente porque acabamos com a performance de inserção não posicional e de busca

Pois caso eu peça para inserir terei que sair comparando novamente o array todo até achar uma posição vazia, o mesmo acontece com a busca, pois o valor null também para de indicar algo para nós, dado que a inserção pode ter furos!

Para ser sincero dificilmente queremos ter furos em nossas estrutura de dados, normalmente quando queremos colocar um valor em uma posição específica estaremos falando de uma coleção, normalmente um Map, que é um conjunto de chave e valor, pois dessa maneira há sentido lógico em ter posições nulas, mas isso é assunto para o curso de Java e Collections :)

Abraços e Bons Estudos!