Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Método cascata vs método ágil

Sem dúvida, o método cascata para desenvolvimento de software nos dias de hoje tem grandes chances de insucesso, tendo em vista as constantes mudanças em curto espaço de tempo provocadas pela evolução da tecnologia. Por outro lado, se é verdade que a tecnologia evolui rapidamente, também é verdade que a cultura das pessoas segue em velocidade bem mais lenta. E não tem sido fácil utilizar técnicas ágeis em clientes mais convervadores (Governo, por exemplo), pois os famosos editais acabam por dificultar respostas a feedbacks rápidos, uma vez que engessam alterações ao próprio edital. Mas creio que a cultura começa a mudar nesse sentido e espero que casos assim se tornem exceções. Mas fica pergunta: como adotar método ágil em clientes conservadores com o caso citado (Governo)?

4 respostas
solução!

Respondendo a sua pergunta: "como adotar método ágil em clientes conservadores com o caso citado (Governo)?"

A adoção de metodologias ágeis requer uma mudança de mentalidade, entregas rápidas e eficientes.

A utilização de práticas ágeis no setor público é um grande desafio, pois é necessário trabalhar as particularidades, a burocracia e a cultura organizacional. A aplicação do ágil pode auxiliar na forma como a administração pública entrega serviços públicos e na satisfação dos cidadãos.

Leia o artigo científico, Metodologias ágeis no contexto da administração pública, clique aqui

O artigo científico, passando um 'spoiler', ele tem o objetivo de analisar o uso de metodologias ágeis na administração pública, a partir dos resultados das práticas identificadas em estudos de caso, com a finalidade de obter um melhor entendimento das implementações ágeis no serviço público.

Em resumo, a pesquisa aponta que o maior impacto da utilização das metodologias ágeis na administração pública está na mudança da cultura organizacional e conclui que a adoção do ágil no setor público requer planejamento, colaboração, documentação e adaptação de todos os envolvidos no processo.

o metodo cascata ou waterfall é sequencial uma vez sua etapa concluída não se pode voltar atras , e muito dificil voltar em algum ponto sem comprometer uma parte do projeto ou o projeto todo . a metodologia Agile foco está no desenvolvimento enxuto com criação de MVP ou produtos mínimos viáveis e a constante iteração do cliente que através desse feedback e possível fazer ajustes sem comprometer todo o projeto.

Perfeito, Eduardo. Obrigado pelo link, farei a leitura hoje mesmo do artigo. Também acredito que a mudança cultural seja o principal ponto para empresas públicas, tanto do time de TI, como também (e talvez principalmente) do cliente. Felizmente isso já começa a aparecer em algumas empresas públicas e espero que se alastre no curto prazo.

Pessoal, boa noite!! Confesso que ainda estou tentando me apropriar e entender como eu vim parar aqui nesse curso...rsrsrs...eu tinha interesse em entender sobre a metodologia, mas não tinha ideia do universo que teria que conhecer. Eu compartilho muito de algumas opiniões já expostas e a meu ver, no geral, a cascata não responde bem a nada que necessite intervir no seu fluxo...e isso vale metaforicamente para tudo na vida....kkkk... Feliz pela indicação do artigo que permitirá um olhar sobre a administração pública, ainda tão carente no desenvolvimento de processos em alguns setores. Enfim, seguirei com os estudos!! =)