Duas pessoas trabalham com portões, sendo que uma delas fica focada na montagem e outra na instalação e motorização. A pessoa focada na motorização de portões também tem qualidade T-shape para câmeras e interfones e atua in-loco nas instalações. Pensei da seguinte forma:
- Não existe um SCRUM-MASTER específico. Ambos buscam entender e aplicar cada dia melhor a metodologia, onde a princípio:
- Urgências (INCIDENTES) são atacadas antes (manutenções de panes em aparelhos, por exemplo um portão que não está abrindo/fechando porque o motor parou de funcionar)
- Novas instalações são colocadas em BACKLOG, onde será analisado o local de instalação e os equipamentos necessários nos REFINAMENTOS
- O tempo de instalação (timebox) é levantado todo início de semana (PLANNING)
- O andamento de cada instalação é atualizado diariamente (DAILY), cruzando o método KANBAN e mostrando o que se encontra:
- por fazer (BACKLOG)
- Em andamento (DEV)
- Testes (QA), talvez juntamente com a avaliação do STAKEHOLDER (proprietário/responsável do local de instalação)
- Concluído/IMPLANTADO EM PRODUÇÃO (em pleno uso pelo STAKEHOLDER)
- Ao final de cada semana, é feita:
- Uma revisão entre os sócios (REVIEW)
- RETROSPECTIVA para reajustar pontos como:
- distância percorrida para atender urgências
- custo dos materiais
- custo total (tempo e dinheiro)
- como melhorar o atendimento
- como maximizar os lucros
- como minimizar custos
- como maximizar ganhos
Quanto mais gente aprovar, mais certeza terei de entregar isso para os "respectivos"... rs