2
respostas

Medidas Relativas

Bom dia pessoal!!!

Achei essa 1º aula de medidas relativas um pouco confusa!!

Quando usar pixel, rem ou em?? Adotar um padrão no inicio do projeto ou fazer modificações ao longo do projeto?? Qual o padrão adotado pela maioria dos desenvolvedores??

Também não compreendi com relação ao HTML e BODY. Usa-se uma medida em HTML e outra no BODY.

Enfim....continuo achando confusa essa aula. Alguém pode esclarecer minha dúvidas??? Abraços!!

2 respostas

Olá, Fabio.

Não existe uma regra absoluta de quando usar pixel, rem ou em. A parte importante que deve ficar bem clara quando você está escrevendo o seu CSS é como funciona cada propriedade. Por exemplo:

pixel -> será uma unidade que não pode influenciada caso você altere o valor do paí onde o componente que você está alterando está.

em -> é uma unidade de medida relativa. Que utiliza como referência o pai do elemento. Por exemplo, se você tem uma lista não ordenada (ul) que você definiu o font-size com o valor de 10px e aplicar nas li o valor para a propriedade height com 2em, nesse caso a altura de cada li será a de 20px. Lembrando que se você alterar o valor da propriedade font-size da ul você estará impactando a altura das tags li.

rem -> essa propriedade funciona bem parecido com a em, só que a referência dela é o valor aplicado a propriedade font-size da tag html.

Com base nessas informações você terá que olhar para o layout aplicado pelo designer e definir qual dos valores funcionará melhor para cada situação. Outra opção é de utilizar a rem em todos os lugar sem pensar muito, mas tome cuidado com essa estratégia, pois o rem só tem suporte completo a partir da versão 11 do IE. Você pode verificar o suporte das propriedades CSS, HTML e JavaScript no site http://caniuse.com

Espero ter conseguido ajudar, se ficou qualquer dúvida por favor, não deixe de perguntar :-)

Eu também agarrei nesses conceitos e entendi ao avesso. Se REM controla o todo, seria ideal que eu o utilizasse como base pra quando quero alterar o todo, correto? Mas na resposta do questionário fala o contrário, se eu quero alterar o todo, devo utilizar EM, mas oi? Voltando ao slide inicial.