Após reuniar o grupo, estaria contextualizando para que todos estejam a par da dinâmica proposta. Este contextualização eu demonstrairia a vontade de melhorar alguns aspectos da loja, ressaltaria os aspectos positivos, sugestões de aspectos negativos e estimularia a criatividade do grupo, usando histórias referentes ao estabelecimento.
Utilizaria a técnica 5W1H para orientar as ideias à um resumo mais assertivo, fazendo as perguntas propostas: O que? Quando? Por quê? Onde ? Quem? e como ?
Definido o problema principal, dirigiria a equipe para a fase de divergência, propondo a dinâmica do brainstorm, porém esta dinâmica poderia geral desconforto ou propiciando sugestões e ideias enviezadas por conta de afinidades ou receio. Então utilizaria a dinâmica do brainwriting que é derivada do brainstorm. Consite que o grupo ao invés de externalizar suas ideias através de discossões, estariam escrevendo em papéis para que a dinâmica seja anônima e não tenha viéis.
Com as mais diversas ideiais em mãos, proporia que escrevessem aspectos negativos e positivos, criaria uma correlação com todos os aspectos subdividindo-os em controláveis e incontroláveis, utilizando a técnica da matriz FOFA.
Após termos diferentes ideias para a solução do problema, prosseguiriamos para a fase de votação através do Zen voting que também é uma técnica anônima e silenciosa, consiste na distribuição de adesivos verdes e vermelhos, sendo os verdes em maior número, estes indicam o apoio a alguma ideia, os vermelhos indicam o descarte da ideia. Ao final teríamos a ideia consensual, entregue sem viés.