Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Me iniciando em Ciência de Dados

Bom dia!!

Chegando agora por aqui, e sentindo bastante dificuldade neste início. Na primeira aula, algumas das ferramentas mencionadas, para mim não estão claras, seus usos e complentaridade, Kernel, Colab, Jupter, etc...
Estou utilizando o VS Code, e já baixei as expensões acima. Porém, no tutorial do vídeo, quando se menciona o colab como "notebook", o VS Code se utiliza do Júpter. Enfim, para mim que não sou da área de tecnologia é tudo bem confuso. Gostaria de alguma ajuda!

3 respostas
solução!

Ei! Tudo bem, Alexandre?

Fica tranquilo, essa confusão inicial é super comum quando estamos entrando no mundo de Ciência de Dados sem histórico em tecnologia. Vamos simplificar conforme suas dúvidas:

Google Colab, Jupyter Notebook e VS Code são apenas ambientes diferentes para você escrever e executar seu código Python. Todos fazem a mesma coisa na prática, só mudam na interface e em como você acessa.

Aqui está um resumo:

1. O que é um notebook
    Notebook é um tipo de arquivo onde você pode misturar código, texto, tabelas e gráficos.
    Em Data Science, normalmente ele tem a extensão .ipynb (Jupyter Notebook).

2. Google Colab (notebook no navegador)

• É um ambiente online.

• Você abre um notebook direto no navegador.

• Não precisa instalar nada no seu computador.

• Muito usado em cursos e tutoriais.

1. Jupyter Notebook (notebook “original”)
  • É uma ferramenta pensada para trabalhar com notebooks.

• Você normalmente instala no computador (via Anaconda, por exemplo) e abre no navegador, mas rodando localmente (no seu computador).

1. VS Code (editor que abre notebooks)
  • É um editor de código.

• Com a extensão Jupyter, ele consegue abrir e criar notebooks.

• Então, quando o curso usa um notebook no Colab, você pode usar um notebook Jupyter dentro do VS Code.

1. Kernel
  • É o “motor” que executa o código dentro do notebook.

• O notebook é a “folha”, o kernel é quem roda o Python por trás.

Se você já está usando o VS Code com a extensão Jupyter, está no caminho certo e pode acompanhar o curso tranquilo usando notebooks por aí mesmo.

O Google Colab usado no curso é altamente recomendável neste momento inicial de aprendizado. Pois ele possui um ambiente pré-preparado o que facilita o entendimento da pessoa iniciante.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Obrigado pelas conceituações, foram muito elucidativas!

Obrigado pelo apoio, Nathália!!