Cara Tabata,
Obrigado pela sua postagem!
Convém destacar que normas e padrões como: CMMI, MPS.Br avaliam a metodologia e o processo de desenvolvimento na essência independente se você está adotando uma metodologia de desenvolvimento: ágil, waterfall ou híbrida sob, uma ótica abrangente de qualidade em termos do processo, insumo e artefatos gerados.
Fora isso, de fato para projetos waterfall por estarem a mais tempo sendo concebidos existem mais opções de avaliação de maturidade aplicando padrões, normas e procedimentos já consolidados como o CMMI.
Na prática em termos ágeis, esta questão da maturidade é melhor observada com mais atenção quando aplicamos escalabilidade e aí nos remetemos a conhecermos o Nexus, SAFe e Less por exemplo, onde aspectos de conhecimento e adesão a cultura ágil da organização e envolvidos poderão ser melhor identificados por exemplo numa ótica de integração entre equipes e diferentes squads.
Mas lembre-se mensurar a maturidade de desenvolvimento de software sempre nos remete a gestão da qualidade, e aí a metodologia é só um item numa visão bem mais abrangente de análise, ok!?
Bons estudos!