3
respostas

Matriz de Eisenhower

A explicação sobre como funciona a Matriz de Eisenhower está vindo após a sugestão de priorização de nossas atividades segundo a matriz.

3 respostas

Olá Lara.

Tudo bom?

Obrigada pelo feedback. A explicação sobre a Matriz de Eisenhower agora está no devido lugar.

Bons estudos.

A Matriz de Eisenhower é dividida em quadrantes. Na vertical, temos a separação entre "não importantes" e "importantes"; já na horizontal, a divisão é entre "urgentes" e "não urgentes". Tudo que é importante e urgente, é chamado de "crise" e deve receber prioridade na lista de tarefas; tudo que é importante mas não é urgente, é denominado "metas e planejamentos" e entra em segundo lugar; o que não é importante mas é urgente, chama-se "interrupção" e, o ideal, é que seja delegada para que não atrapalhe o andamento de outras prioridades; e, por fim, o que não é importante ou urgente, entra na classificação de "distrações". Essa última deve ser posta de lado. Essa Matriz busca ajudar a priorizar as tarefas.

O uso da Matriz de Eisenhower é ajudar a priorizar as tarefas que são urgentes e importantes, lhe ajudando a fazer uma espécie de seleção das tarefas e assim evitar que você perca tempo com as tarefas de menor importância ou que não tem muita urgência.

Alguns benefícios do uso dessa Matriz são:

  • Priorizar as tarefas mais urgentes e importantes para o individuo ou empresa;
  • Melhoria na produtividade;
  • Maior organização e clareza das atividades;
  • Maior resolução problemas;
  • Maior agilidade na execução de tarefas;
  • Tomadas de decisão mais assertivas.

Pesquisando esse pontos acima foi o que encontrei sobre como pode nos ajuda a Matriz de Eisenhower e hoje já reorganizei minha lista de tarefas para seguir esse padrão. Mas confesso que para quem não tem muita experiência em ordenar qual atividade seria a mais importante ou urgente isso se torna um pouco confuso, mas acredito que com o tempo deve ficar cada vez mais claro.