2
respostas

Mas como despertar o autoconhecimento convivendo com um ambiente que nos sufoca e nos envolve negativamente, seja no trabalho ou fora dele?

2 respostas

Creio eu que desenvolvendo inteligência emocional. Ao desenvolver isso, você consegue deixar de ser influenciado por fatores externos e toma controle de como vai encarar determinada situação desagradável.

Na vida, sempre temos duas opções, nos deixar sufocar e ser influenciado por algo ruim, ou encarar aquilo como uma oportunidade de aprender algo novo.

Ex: Se uma pessoa te irrita, encare como um desafio que a vida lançou pra você aprender: paciência. Quando desenvolvemos essa nova perspectiva sobre os problemas, fica mais fácil a gente influenciar o problema ao invés de sermos influenciados por ele.

Há dois focos

Circulo de influencia, problemas que podemos resolver, fazer algo a respeito, ai desenvolvemos o foco PROATIVO.

Circulo de preocupação, problemas externos que não dependem de você, onde utilizamos basicamente o foco REATIVO.

Pra conseguir conviver num ambiente assim, negativo, temos que ter uma postura/foco proativo.

Lembrando que existem 3 tipos de problema:

  • Problemas de controle direto (problemas que envolvem o nosso próprio comportamento que podem ser modificados pela mudança de hábito e paradigmas mentais)
  • Problemas de controle indireto (problemas que envolve o comportamento dos outros, podendo resolver modificando os nossos métodos de influencia. Ao ver um comportamento ruim de uma pessoa ou grupo, você domina a situação propondo diálogos diferentes por exemplo.)
  • Problemas de controle inexistente (problemas que está totalmente fora do nosso alcance resolve-los. Por ex: Alguma noticia ou situação emergente que passa na televisão. Você não pode resolver, logo, mude a maneira que você internaliza essa preocupação)

Espero ter ajudado <3 Constantemente lido com esse tipo de ambiente e quando vi que eu estava deixando me adoecer por fatores externos tentei estudar métodos novos, hábitos, maneiras de pensar e autoconhecimento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software