Creio eu que desenvolvendo inteligência emocional. Ao desenvolver isso, você consegue deixar de ser influenciado por fatores externos e toma controle de como vai encarar determinada situação desagradável.
Na vida, sempre temos duas opções, nos deixar sufocar e ser influenciado por algo ruim, ou encarar aquilo como uma oportunidade de aprender algo novo.
Ex: Se uma pessoa te irrita, encare como um desafio que a vida lançou pra você aprender: paciência. Quando desenvolvemos essa nova perspectiva sobre os problemas, fica mais fácil a gente influenciar o problema ao invés de sermos influenciados por ele.
Há dois focos
Circulo de influencia, problemas que podemos resolver, fazer algo a respeito, ai desenvolvemos o foco PROATIVO.
Circulo de preocupação, problemas externos que não dependem de você, onde utilizamos basicamente o foco REATIVO.
Pra conseguir conviver num ambiente assim, negativo, temos que ter uma postura/foco proativo.
Lembrando que existem 3 tipos de problema:
Espero ter ajudado <3 Constantemente lido com esse tipo de ambiente e quando vi que eu estava deixando me adoecer por fatores externos tentei estudar métodos novos, hábitos, maneiras de pensar e autoconhecimento.