Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Creio eu que desenvolvendo inteligência emocional. Ao desenvolver isso, você consegue deixar de ser influenciado por fatores externos e toma controle de como vai encarar determinada situação desagradável.
Na vida, sempre temos duas opções, nos deixar sufocar e ser influenciado por algo ruim, ou encarar aquilo como uma oportunidade de aprender algo novo.
Ex: Se uma pessoa te irrita, encare como um desafio que a vida lançou pra você aprender: paciência. Quando desenvolvemos essa nova perspectiva sobre os problemas, fica mais fácil a gente influenciar o problema ao invés de sermos influenciados por ele.
Há dois focos
Circulo de influencia, problemas que podemos resolver, fazer algo a respeito, ai desenvolvemos o foco PROATIVO.
Circulo de preocupação, problemas externos que não dependem de você, onde utilizamos basicamente o foco REATIVO.
Pra conseguir conviver num ambiente assim, negativo, temos que ter uma postura/foco proativo.
Lembrando que existem 3 tipos de problema:
Espero ter ajudado <3 Constantemente lido com esse tipo de ambiente e quando vi que eu estava deixando me adoecer por fatores externos tentei estudar métodos novos, hábitos, maneiras de pensar e autoconhecimento.