Stepwise
https://gamma.app/docs/StepWise-Tutoria-Individual-com-IA-em-Escala-e9nmn2r7z3qc4qu
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Bruno. Como vai?
Excelente contribuição compartilhando a sua análise de caso do StepWise! Esse material sintetiza de forma muito visual e clara como a inteligência artificial generativa pode ser aplicada para resolver problemas estruturais na educação, especialmente no ensino da matemática.
Para enriquecer a sua postagem e aprofundar a discussão com os colegas do fórum, podemos destacar os principais pontos de aprendizado que esse ecossistema do StepWise traz para a nossa rotina de estudos com o ChatGPT:
A grande virada de chave apresentada no seu material é a transição da Instrução Tradicional para a Tutoria Individual. Na educação convencional, o estudante descobre o erro tarde demais (após a entrega). O StepWise foca na correção durante o processo.
Atue como um tutor socrático. Eu vou tentar resolver este problema de lógica/matemática passo a passo. Avalie cada linha que eu escrever e não me dê a resposta final; apenas me aponte se o raciocínio da etapa atual está correto ou onde errei.
Um dos pontos mais ricos do seu projeto foi o slide de Ponto de Atenção. Na era da Inteligência Artificial, ter o senso crítico de identificar o viés de fonte é uma habilidade indispensável. Quando uma empresa que vende a solução é a única que fornece os dados de sucesso (os 16% de melhoria), precisamos cruzar essas informações com estudos científicos independentes e grupos de controle isolados.
Parabéns pela qualidade da apresentação e pela profundidade analítica na estruturação do case!
Espero que possa ter lhe ajudado!