2
respostas

Mão na massa: análise de caso Duolingo

Fiz uma pesquisa sobre o uso da IA pelo Duolingo e gerei esta apresentação:
https://gamma.app/docs/Untitled-0v551jqukr2gbmy?mode=present#card-nbe6foxfs3ptw8j

2 respostas

Olá, Eliane. Como vai?

Parabéns por pesquisar e mapear o caso de sucesso do Duolingo! Essa é uma das referências mais fantásticas do mercado quando o assunto é personalização do aprendizado em larga escala através da Inteligência Artificial.

Como o link da sua apresentação acabou vindo como privado ou indisponível para visualização direta por aqui, vou aproveitar para complementar a sua pesquisa trazendo os principais pilares técnicos de como o Duolingo utiliza a IA na prática. Assim, você pode comparar com o material que desenvolveu no Gamma:

• O Algoritmo BirdBrain (Repetição Espaçada): O Duolingo utiliza um sistema interno de IA chamado BirdBrain. Ele analisa o histórico de cada usuário para prever a probabilidade de a pessoa acertar ou errar uma palavra específica. Se o sistema nota que você está prestes a esquecer um termo, ele traz a palavra de volta nos exercícios. Isso garante uma trilha personalizada para cada estudante.
  • Duolingo Max e o GPT-4: Nas versões mais recentes, eles integraram modelos de linguagem avançados para criar duas funcionalidades incríveis: o Explique meu Erro (onde a IA contextualiza o motivo gramatical do deslize, agindo como um professor particular) e o Preparação para Conversação (onde o aluno simula conversas reais em cenários do dia a dia, como pedir um café ou fazer o check-in em um hotel).
  • Gamificação Inteligente: A IA também calibra a dificuldade das lições. Se o app for fácil demais, o usuário fica entediado; se for difícil demais, ele desiste. A IA encontra o "ponto de equilíbrio" perfeito para manter o engajamento elevado através das ofensivas (as famosas streaks).

Estudar cases reais como o do Duolingo é uma excelente estratégia para entender o potencial prático das ferramentas que estamos aprendendo ao longo do curso.

Continue compartilhando seus achados com a comunidade!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá Evandro, eu nunca havia usado o Gamma, não sabia das configurações de compartilhamento, me desculpe. Segue o link correto:
https://gamma.app/docs/IA-no-Duolingo-Revolucao-ou-Risco-0v551jqukr2gbmy

Muito obrigada.