Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Logotipo com cores por temporada

Olá, galera! Possuo uma marca e pedi ao designer que fizesse uma logo exatamente como desenhei na minha cabeça. Busquei traços retos, fonte sóbria e fácil de ler, e o que acreditei ser muito importante naquele dia: que pudesse trocar de cores por temporada ou por qualquer outro motivo. Gosta da idéia de ter uma logo que mude de cor no natal, ou no rèveillon, por exemplo.

Então, surgiu duas dúvidas:

  1. Isso pode ser prejudicial para a consolidação de uma marca?;
  2. E outra pergunta que não deve ser fácil porque não é pauta deste curso, mas se minha marca foi registrada no INPI nas cores "X" e hoje utilizo as cores "Y", isso é entendido como outra marca?

Vlw!

2 respostas
solução!

Fala, Edson

Tudo bem?

Para a sua primeira pergunta é difícil ter uma resposta definitiva. A maioria das marcas, como você sabe, tem um formato fechado com algumas poucas variações de cores. O argumento mais relevante para essa posição é de que parte muito relevante na consolidação da identidade de uma marca na memória do público é o fato dela ter um visual constante. Essa é a interpretação mais comum e conservadora sobre o assunto, mas não é a única! Outras empresas, porém, apostam em logos variáveis - e não só nas suas cores, mas também a forma. Esse é um movimento relativamente recente e algumas gigantes estão seguindo esse caminho. A ideia por trás desse conceito é de que o branding moderno se dá por meio de uma relação individual entre o negócio e o cliente e por isso não existe um único formato que atenda a todos. A Oi aqui no Brasil está atuando dessa maneira, como a Warner já faz nas aberturas dos seus filmes. Portanto, sua decisão está em linha com a estratégia preferida por outras marcas e não acredito que possa ser prejudicial por si só.

Sobre o registro da marca, cor não se protege. Ou seja, você não tem como registrá-la como sua e o uso é livre. A preocupação, na verdade, reside no acabamento final da sua imagem: se a combinação de cor, mais logo e nome não alude à outra marca ou se varia a ponto de se transformar numa segunda marca.

Espero ter ajudado!

Abraços

Valeu, Felipe. Obrigado! ;-)