Fala, Edson
Tudo bem?
Para a sua primeira pergunta é difícil ter uma resposta definitiva. A maioria das marcas, como você sabe, tem um formato fechado com algumas poucas variações de cores. O argumento mais relevante para essa posição é de que parte muito relevante na consolidação da identidade de uma marca na memória do público é o fato dela ter um visual constante. Essa é a interpretação mais comum e conservadora sobre o assunto, mas não é a única!
Outras empresas, porém, apostam em logos variáveis - e não só nas suas cores, mas também a forma. Esse é um movimento relativamente recente e algumas gigantes estão seguindo esse caminho. A ideia por trás desse conceito é de que o branding moderno se dá por meio de uma relação individual entre o negócio e o cliente e por isso não existe um único formato que atenda a todos. A Oi aqui no Brasil está atuando dessa maneira, como a Warner já faz nas aberturas dos seus filmes. Portanto, sua decisão está em linha com a estratégia preferida por outras marcas e não acredito que possa ser prejudicial por si só.
Sobre o registro da marca, cor não se protege. Ou seja, você não tem como registrá-la como sua e o uso é livre. A preocupação, na verdade, reside no acabamento final da sua imagem: se a combinação de cor, mais logo e nome não alude à outra marca ou se varia a ponto de se transformar numa segunda marca.
Espero ter ajudado!
Abraços