1
resposta

Lógica que foi utilizada na normalização

Olá, time, tudo bem?

Na verdade, minha dúvida já esteve por aqui e já foi respondida, no entanto, continuo precisando de ajuda para compreender.

A minha dúvida é a mesma do Eduardo nesse post aqui (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-entendi-a-logica-que-foi-utilizada-na-normalizacao-101678). Ao dividir o 'vendas' pelo 'total de fim de semana', tenho a impressão de que estamos usando o valor total do mês para identificar o qunato foi vendido somente no fim de semana, e não para descobrir o desempenho conquistado período em que a Cafelura estaria mais aberta (na teoria, se o mês tem mais fins de semanas, eles teriam menos oportunidades de vender, então dividir o total do mês por um valor maior, não me parece justo).

Admito que busquei artigos de estatística para responder essa e não consegui entender, por isso acabo recorrendo ao fórum.

Vocês poderiam me explicar qual foi a lógica usada pelo professor nessa ocasião? Comparando os gráficos, entendo que dividindo pelo fim de semana, obtivemos uma 'suavização' dos picos anormais, por isso sei que o método cumpriu seu objetivo, mas não entendi como. rs

1 resposta

Fala Douglas, como vai?

Sem problemas. Vamos lá:

  • Observe que quando abro os dias de finais de semana, existem diferenças: alguns meses com 8 dias, outros com 9 e outros com 10 dias de finais de semana.

  • Como você disse, tenho as vendas da Cafelura de todos os meses de 2017 e 2018.

  • Para normalizar, pegamos o valor total da venda de cada mês e dividimos pela quantidade de finais de semana.

  • No vídeo, observe que falo que a técnica de normalização pode ser aplicada de diferentes formas: pelos dias úteis, dias de finais de semana, meses, entre outros valores.

  • Se um mês tem mais fins de semana, eles teriam mais chances de vender e por ter aplicado a mesma regra para normalizar (venda total / quantidade de dias final de semana), o gráfico foi normalizar e esse é foi a lógica aplicada.

Deu para entender a idéia?

Espero ter ajudado e bons estudos.

: )

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software