Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Lógica do contador++ e do multiplicador++

for (int multiplicador = 1 ; multiplicador <=10 ; multiplicador ++) {
            for (int contador = 0 ; contador <=10 ; contador ++) {
                System.out.println(multiplicador * contador);

Essa é o código apresentado. Ele irá, de fato, mostrar a tabuada do número 1 ao 10 (mesmo não sendo da melhor forma possível, que nem o explicado na aula).

Minha dúvida é o seguinte:

multiplicador 1 * contador 0 = 0

multiplicador 1 * contador 1 = 1

multiplicador 1 * contador 2 = 2

É assim, basicamente, que o código está funcionando... Entretanto, dentro do que eu entendi era para ele funcionar da seguinte maneira:

multiplicador 1 * contador 0 = 0

multiplicador 2 * contador 1 = 3

multiplicador 3 * contador 2 = 6

Por qual razão a variável "multiplicador" permanece como uma "constante" até ser esgotado o número 1 da tabuada (depois indo para o número 2 - e assim sucessivamente) enquanto a variável "contador" não é fixa da mesma maneira?

Grato desde já :)

5 respostas
solução!

Oi Breno tudo bem?

Separei um vídeo que pode te ajudar a entender melhor essa questão https://cursos.alura.com.br/faca-um-for-dentro-de-for-e-lacos-dentro-de-lacos-c6

Espero ter ajudado!!!

Olá Breno, tudo bem?

Formatei seu código para melhor visualização, ok?

Sua dúvida foi esclarecida? :)

Para falar a verdade não era um problema no código - apenas na razão de uma variável manter-se fixa até determinado período ao tempo que a outra não repetia o mesmo processo.

Acredito que consegui entender a natureza da minha dúvida - sendo sanada pela questão dos escolpos (reforçado pelo vídeo que o André mandou), abrangendo mais o conhecimento nesse sentido.

Muito obrigado vocês dois pela contribuição e atenção!

Disponha e bons estudos!!!

Olá Breno, que bom :)

Então fecharei o tópico, ok?

Qualquer coisa não hesite em abrir outro.