Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Loadbalancer em ambiente privado

Bom dia! Não ficou claro pra mim o funcionamento do loadbalancer .

Em um ambiente privado "comum", para loadbalancer eu criaria um proxy e apontaria ele para as cargas de trabalho.

Supondo um cluster k8s privado, como se daria essa questão do loadbalancer? Eu precisaria criar alguma coisa extra e dele apontar direto pros nodes (e essa coisa externa faria o "round-robin" da distribuição, e o loadbalancer do cluster só faria o trabalho de apontar pros pods com a label marcada no service? Ou existe alguma coisa dentro do cluster pra qual eu aponte o meu DNS e ele ja redirecionaria pros nodes corretos e pods corretos?

2 respostas
solução!

Oi Alessanderson, boa tarde. Tudo bem?

Pelo que entendi, você quer definir um DNS para um service poder fazer o balanceamento de carga entre as cargas de trabalho, certo?

Você pode fazer isso utilizando extensões do Kubernetes, como por exemplo o CoreDNS.

Tem mais informações exemplificando aqui na documentação.

Estava justamente com essa mesma dúvida.

Tenho um cluster e um aplicativo web, por exemplo. Digamos que esse aplicativo web esteja rodando em vários pods gerenciados por um serviço LoadBalancer. Assim como o NodePort, eu apontaria para qual IP dos meus nodes do cluster kubernetes? Quem sabe seja esse CoreDNS mesmo. Vou avaliar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software