3
respostas

Linha tênue entre estar conversando sobre algo profissional e pessoal no trabalho

Estar no horário de intervalo conversando sobre coisas pessoais para de fato pausar o Lucas profissional por 1min. Acaba o tempo de intervalo e, nos 30min posteriores, alguns tópicos pessoais ainda acabam sendo tratados pelos colegas no ambiente de trabalho, (salas compartilhadas) o que de fato incomoda um pouco outros colegas em sua performance, obrigando a colocar, muitas vezes, um fone de ouvido para se concentrar. Porém, sabemos que isso é apenas uma solução paliativa, além de prejudicar a comunicação corporal quando queremos conversar com o colega e ele está de fone de ouvido. Pergunta: O ideal seria combinar com todos que durante o trabalho temos que ser de fato mais profissionais e assuntos pessoais podem esperar o horário de almoço ou, cada um ter a sua liberdade de saber se policiar e entender qual o melhor momento das coisas.

Obs: adorando o curso =) obg!

3 respostas

Lucas, tudo bem?

Não existe um limite para conversas pessoas no trabalho, o que existe é bom senso. Pense num dia em que um colega acabou de se formar, ou um dia no qual um colega volta de licença paternidade. Será que devemos impor limites para as conversas pessoas nesse dia? Da mesma forma, numa sexta-feira quando estamos correndo para entregar um projeto será que é válido a turma ficar comentando do happy hour?

Mas além do bom senso existem algumas técnicas, só para garantir, para controlar melhor esse nosso tempo disperso. Por exemplo, a técnica do Pomodoro. Ela faz esse com que a gente gerencie melhor nosso tempo.

https://www.napratica.org.br/pomodoro/

Lucas, tudo bem? Caso isso tenha resolvido o seu problema, por favor, marcar como solução. Assim a questão sai da lista de questões sem solução da Alura e facilita a busca por quem tiver o mesmo problema.

Realmente é difícil administrar esse tempo , esse limite. Mas penso que se dermos ouvido e achando uma melhor maneira para cortar a conversar, marcando outro horário para continuar, fazendo com que todos entendam que não é um corte mas um retorno ao foco sem desprestigiar o assunto que estava de alguma maneira atrasando o andamento do projeto.