3
respostas

Linguagem Reativa x Proativa

Priscila, Nem sempre é possível ter uma linguagem proativa. Nos exemplos do vídeo há alguns que não há o que fazer> Ex. O barulho do vizinho. Na minha opinião não há como ter uma linguagem proativa saindo do conforto do lar. Outro exemplo que achei um tanto difícil de colocar em prática é a questão da queda do servidor, muitas vezes antes de socializar com o superior que não há o que fazer, já fora estressado todas as possibilidades. Neste caso como fica tal linguagem?

3 respostas

Oi Giani,

Entendo que a linguagem proativa se refere ao fato de não atribuirmos a culpa ou falha de algo a uma determinada situação.

O mesmo exemplo do servidor. Repara que na linguagem proativa foi mencionado a queda do servidor e mesmo assim, houve uma manifestação de que algo seria feito, ainda que dependesse do retorno do mesmo. Logo, nota-se que houve uma iniciativa e não que algo deveria ser feito porque "eu" me eximi da responsabilidade.

Fez sentido?

Priscila, Faz sentido sim! Mesmo assim acho que muitas vezes não temos alternativas quanto à linguagem retroativa.

Tranquilo Geane,

Desculpe-me se pareceu uma fala determinista. Cada uma de nós temos uma visão de mundo diferente e tudo bem. ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software