1
resposta

Lidando com o Fracasso

Olá, sobre lidar com o fracasso, percebo que meu mindset é de crescimento. A dificuldade, o desafio são molas mestras em mim e consigo me motivar quando alguma tarefa tem a característica de ser difícil. Ainda assim, a sensação de fracasso vem com o não reconhecimento da tentativa, do esforço empregado. Posso considerar essa sensação como um mindset fixo? Como lidar com isso?

1 resposta

Olá, Luciano! Tudo bem?

O mindset de crescimento, como você mencionou, é aquele que vê desafios e dificuldades como oportunidades de aprendizado e crescimento. No entanto, a sensação de não ter o esforço reconhecido pode ser realmente desanimadora.

Sua pergunta é muito interessante: "Posso considerar essa sensação como um mindset fixo?" Em certo sentido, sim. O mindset fixo tende a ver o sucesso como uma validação do esforço, enquanto o mindset de crescimento tende a ver o sucesso como um subproduto do aprendizado e do crescimento.

Então, como lidar com isso? Aqui estão algumas sugestões:

  1. Reconhecimento Interno: Em vez de depender do reconhecimento externo, tente reconhecer seu próprio esforço e progresso. Por exemplo, você pode manter um diário de realizações onde anota todas as coisas que conseguiu fazer, não importa quão pequenas sejam.

  2. Reenquadramento: Tente reenquadrar a situação. Em vez de ver o fracasso como uma falta de reconhecimento, veja-o como uma oportunidade para aprender e crescer.

  3. Conexão com os outros: Compartilhe suas experiências com outras pessoas. Isso pode ajudá-lo a perceber que todos nós enfrentamos desafios e que o fracasso é apenas parte do processo de aprendizado.

  4. Prática de Mindfulness: Práticas como a meditação podem ajudar a cultivar uma atitude de aceitação e não julgamento, o que pode ser útil ao lidar com sentimentos de fracasso.

Lembre-se, o mais importante é que você está se esforçando e aprendendo. Isso já é uma grande conquista em si.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software