1
resposta

Lembranças positivas e negativas

Como sempre trabalhei na área de atendimento, tive muitos exemplos positivos de boa comunicação. Minha mãe foi minha maior referência, pois, mesmo tendo ocupado altos cargos nas empresas em que trabalhou, sempre foi exemplo de humildade, gentileza e cooperação, sendo muito querida por seus colegas.

No entanto, a pessoa que mais me ensinou na área de comunicação foi exatamente a que possuía mais problemas em se relacionar. Embora fosse um exemplo de sucesso e dedicação profissional, o fato de ter vindo de uma família humilde na baixada do Rio era uma espécie de trauma. Em seu ponto de vista, se ele havia conseguido conquistar uma boa educação e um emprego invejável, qualquer um poderia. Assim, enxergava a todos que não haviam chegado a seu patamar com desprezo e frieza.

Outra questão também era sua incapacidade de empatia. Incapaz de se conectar com as dores de quem estava ao redor, usava de termos ofensivos para se dirigir a todos que agiam de forma mais emotiva. Quando mais sensibilidade alguém demonstrasse, mais ele provocava, justamente para provar que a pessoa era emocional demais para estar naquele emprego.

Por mais que pareça que eu esteja apenas reclamando, esta atitude dele me ensinou a ser uma profissional muito melhor. Graças a este tipo de comportamento, passei a filtrar mais minhas palavras, a pensar antes de manifestar minhas emoções e, principalmente, a priorizar um bom relacionamento com colegas de todos os níveis na empresa.

Contra a vontade dele, que era meu chefe então, segui carreira no Comitê de Prevenção de Acidentes e, curiosamente, anos depois, passei a ocupar o cargo que era antes dele. Como gestora, mantive meu posicionamento, tendo estabelecido relações amigáveis não apenas dentro da empresa, mas até mesmo com filiais que não se comunicavam tão eficazmente com a sede no passado.

Enxergo ainda muitos pontos a mudar. Ainda tenho dificuldades em expressar pedidos e em fazer feedbacks que possam fazer com que as pessoas queiram mudar seus comportamentos. No entanto, acredito que ter passado por esta gestão me ajudou justamente a sempre questionar a forma com que me relaciono e a tentar buscar sempre melhorar pessoal e profissionalmente.

1 resposta

Olá, Karim. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar essa experiência conosco.

É muito importante observarmos o nosso redor e aprender com isso, como você fez.

Continue assim e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software