1
resposta

Lambdas e boas práticas

As Lambdas são mais recomendadas para a utilização? Ou isso depende do que o programador se sentir mais a vontade de utilizar, caso ele prefira usar métodos normais mesmo, não tem problema nenhum?

Eu entendi como utilizar as Lambdas e ao meu ver, elas servem para deixar o código bem menor e se não me engano, elas deixam o código mais rápido até. Estou certo?

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

As expressões lambda em Java são uma forma concisa de expressar funções anônimas. Elas são úteis quando você precisa passar uma função como argumento para outro método, como em programação funcional, ou quando deseja expressar uma função simples de forma mais compacta.

Por exemplo, imagine que você tenha uma lista de elementos e queira imprimir os nomes na tela. Com o uso de uma função lambda, o código desta impressão se torna simplificado, como mostro abaixo:

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;

public class LambdaExemplo {
    public static void main(String[] args) {
        List<String> nomes = new ArrayList<>();
        nomes.add("Alice");
        nomes.add("Bob");
        nomes.add("Charlie");

// Usando uma expressão lambda para iterar sobre a lista e imprimir cada elemento
        nomes.forEach(nome -> System.out.println(nome));
    }
}

Todavia, quanto à recomendação de uso de lambdas em comparação com métodos normais, não há uma resposta definitiva. O uso de lambdas depende do contexto e das preferências da pessoa desenvolvedora. Mas, devemos considerar os seguintes pontos:

• Clareza e legibilidade do código: Em alguns casos, o uso de lambdas pode tornar o código mais conciso e legível, especialmente quando se trata de funções simples. No entanto, em casos mais complexos, um método nomeado tradicional pode ser mais claro e facilitar a compreensão do código.

• Reutilização do código: Se você precisar reutilizar a mesma lógica em vários lugares do seu código, pode ser mais adequado criar um método nomeado em vez de usar uma expressão lambda. Dessa forma, você evita a duplicação de código e promove a modularidade.

• Compatibilidade com APIs existentes: Nem todas as APIs do Java suportam o uso de lambdas. Algumas APIs mais antigas podem exigir interfaces funcionais específicas ou implementações de interfaces existentes, o que pode limitar o uso de lambdas nessas situações.

No geral, a escolha entre o uso de lambdas ou métodos normais depende da situação específica e das preferências de cada pessoa.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!