Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Kissmetrics versus Open Web Analytics (OWA) , qual vocês usa, Open Source ou Proprietária ?

Boa Noite, Galera !!!

Estou pesquisando ferramentas utilizada por Profissionais direcionado a Product Manager, e então estou sujestionando esse assunto pra saber , que ferramentas de preferência Open Source pra se trabalhar com metricas e diagnosticos para ecommercer, CRM e entre outros que atuam com metricas, recentemente instalei o Open Source Open Web Analytics e esta funcionando muito bem, mas já ouvi falar sobre o Kissmetrics porém é pago, não sei se existe ferramentas que atuam com metricas em real time. Deixa o seu comentário, obrigado...

Abraços !!!

2 respostas

Oi Marcio! Como vai?

Não conheço em detalhes as ferramentas que você menciona, mas posso te dar um panorama geral sobre escolha de ferramentas em web analytics.

Open Source x Versão Paga

Em relação a escolher entre uma ferramenta open source e uma paga, ou mesmo escolher entre uma versão gratuita ou paga, é necessário levar em consideração o volume de dados que você pretende analisar. Geralmente, ferramentas open source, após atingirem um certo limite de volumetria, começam a trabalhar com amostragem, diminuindo um pouco a precisão dos dados. É necessário avaliar qual é esse limite da ferramenta em questão, e verificar se faz sentido para o seu negócio. O que geralmente ocorre, é começar com uma ferramenta open source, e migrar para uma versão paga caso haja necessidade.

Que tipo de dados você gostaria de analisar?

Quando trabalhamos com ecommerce, é incomum o uso de apenas uma ferramenta. Quando falamos em ecommerce enquanto um produto, não estamos apenas vendendo mercadoria e serviços, mas uma experiência dentro da plataforma.

Quando se trata de vendas, olhamos para um sistema da vendas implementado específicamente para a plataforma, pois evita a perda de dados.

Quando se trata de comportamento no site, experência do usuário e marketing digital, usamos ferramentas como o Google Analytics, associadas a ferramentas que realizam teste A/B ou mapas de calor.

Quando se trata de publicidade, associamos os dados nas ferramentas anteriores, com dados provenientes das ferramentas de anúncios, como um Google Ads, ou Facebook Business por exemplo.

Concluindo

Muito dificilmente uma ferrementa única vai te atender, é necessário definir que tipo de métricas você quer analisar, que tipo de produto, e qual objetivo de análise para escolher uma ferramenta adequada.

Depois disso você pode fazer extrações e combinar os dados dessas ferramentas para gerar insights de negócio.

solução!

Boa Noite, Marina Prevot !!!

Gostei muito das suas observações e obrigado por responder. Sobre as ferramentas Kissmetrics eu ainda não usei , só tenho informações sobre ela no video da InfoQ que o Paulo Silveira fez, mais informações tem no site https://rockcontent.com/blog/kissmetrics/ , quanto a Open Web Analytics , estou usando, é desenvolvido em PHP e se comporta parecido com o WordPress e gera um JavaScript que você vincula no seu Site , utilizo em um Portal onde faço testes de metrica , mais informações tem nesse site da Red Hat Consulting segue link https://opensource.com/business/14/10/top-3-open-source-alternatives-google-analytics . Conversei com o Alura, sobre a formação de Product Manager e as ferramenntas que esse profissional atua , suas explicações batem sobre o que estou procurando , outra dica de Open Source é ferramenta pra churn , tem aqui nesse site https://www.openloyalty.io/customer-churn-how-to-stop-it/ , ainda não testei esse Open Source . Obrigado por compartilhar suas experiências, até a proxima. Abraços !!!