2
respostas

JavaScript Parte 1

//parametros bolinha
let xBolinha = 400;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro /2

// velocidade bolinha 
let vlxb = 5
let vlyb = 5

function setup() {
  createCanvas(800, 400)
  ;
}

function draw() {
  background(0)
  showcircle();
  movcircle();
  cborda();
  }

function showcircle(){
   circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
 } 

function movcircle(){
  xBolinha = xBolinha + vlxb;
  yBolinha = yBolinha + vlyb;
}
 function cborda(){
   if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio <0)
       vlxb*=-1;

if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio <0)
      vlyb *=-1;
 }
2 respostas

Oi oi, Gustavo! Tudo tranquilo?

Já acompanho seu progresso aqui pelo fórum e sei que você já está bastante adiantado no projeto. Comentei em outro tópico seu sobre a legibilidade do código e alteração de valores mas gostaria de fazer um ponto de atenção aqui.

Algo muito importante é em relação a linguagem utilizada no curso. O instrutor trabalha com JavaScript que é uma linguagem totalmente diferente de Java, é normal a gente se confundir no início (eu também fiz essa confusão bem no comecinho :D ).

Vou deixar alguns links para você conhecer um pouco mais sobre as duas linguagens:

Java

JavaScript

Um super abraço e até breve!

olá Camila, muito obrigado pelo seu feedback, realmente o jogo do Pong alterei bastante variáveis e não queria "esticar" muito os nomes mas vi que ficou ruim para entender.

se poder dar uma olhada nesse game do próximo curso: https://editor.p5js.org/gutohd25/sketches/Wp09dsb3u

nesse utilizei os nomes das variáveis igual no curso, e realmente fica bem melhor pra quem está lendo, entender.

E muito obrigado pelo toque sobre a linguagem, já tinha visto que existia as duas porém não sabia que eram muito diferentes, vou me atentar mais a estes detalhes e estudar sobre elas.