Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Formação

Desenvolvedor Java

Programe sistemas Web com Spring MVC, JPA e Java

0/14 cursos finalizados

220 horas

é o tempo estimado para a conclusão

Assista o vídeo

de apresentação desta formação

Java

Java é a linguagem de programação mais usada no mundo, segundo o famoso ranking da TIOBE. Por ser multiplataforma e bastante completa, a plataforma Java ganhou muitos mercados diferentes - da Web ao Desktop, passando por mobile e IoT. Mas o grande mercado Java hoje ainda é o back-end em sistemas Web.

A Formação Desenvolvedor Java da Alura é um guia de aprendizado completo para você iniciar uma carreira bem sucedida como programador Web Java. Você vai aprender desde os fundamentos da linguagem junto com as boas práticas e o essencial conhecimento de uma boa modelagem orientada a objetos.

Em seguida, você aprenderá a navegar a vasta sopa de letrinhas de frameworks, ferramentas e tecnologias diferentes disponíveis. Na Formação, serão apresentadas as principais. O Maven, para fazer build dos projetos. A JPA como principal solução para acesso a bancos de dados do mercado Java. E o Spring, o framework mais usado atualmente no mercado.

Ao final da Formação, você estará pronto para os desafios de projetos reais no dia a dia de uma empresa que use Java na Web.

Pré-requisitos

Lógica de programação e noções básicas de Web. Aqui na Alura, veja a carreira iniciante em programação.

Com quem você irá aprender

  • Guilherme Silveira

  • Leonardo Cordeiro

  • Nico Steppat

  • Paulo Alves Jr

  • Paulo Silveira

Passo a passo

  1. 1

    Java e Orientação a Objetos

    O primeiro passo é entender bem a linguagem Java, base de tudo que faremos nessa formação. E, para isso, é essencial desenvolver um conhecimento sólido em orientação a objetos e boas práticas de código.

  2. 2

    Bibliotecas Java

    Uma das grandes vantagens do Java é sua extensa biblioteca padrão multiplataforma. É essencial conhecer seus principais pacotes, como java.lang, I/O e coleções.

  3. 3

    Servlets e Maven

    Com uma boa base de Java, é hora de entrar na Web e em suas principais tecnologias. As servlets e o JSP são a base de toda estrutura do Java na Web. E o Maven é a principal ferramenta de build em projetos Java. Você certamente vai se deparar com tudo isso no dia a dia.

  4. 4

    Banco de dados

    Praticamente nenhuma aplicação existe sem bancos de dados. É importante saber como acessá-los com Java. E a JPA é a principal tecnologia para isso, trabalhando um um mapeamento do seu modelo Java com as tabelas do banco.

  5. 5

    Spring MVC

    Existem muitos frameworks Web no mundo Java, mas o Spring é onipresente. É uma opção bastante completa e robusta e possui imenso apelo no mercado. Sua carreira Web em Java só estará completa depois que conhecer o Spring.

6

Projeto Formação Desenvolvedor Java

Chegou a hora de mostrar pro mundo que você é um Desenvolvedor Java completo! O Projeto de Conclusão é um desafio prático que você vai desenvolver usando todas as habilidades aprendidas durante a Formação.

Nós vamos avaliar seu projeto e, ao final, você terá um Certificado de Conclusão da Formação.

Clique aqui para ir à página do projeto

Parabéns, aqui você já é Desenvolvedor Java

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Parabéns, desenvolvedor Java! Você chegou ao fim da Formação repleto de novos conhecimentos e habilidades. Mas o que fazer agora?

Se estiver procurando seu primeiro emprego com Java ou estiver buscando uma nova oportunidade, não deixe de consultar o hipsters.jobs. Existem muitas vagas disponíveis para o perfil exato que você acaba de treinar nessa formação.

Para continuar seus estudos, existem alguns caminhos possíveis. Você pode se especializar no Spring e aprender outros aspectos desse importante framework - como o Spring Boot. Pode estudar outras tecnologias importantes no mercado, como o CDI e o JSF.

Um conhecimento bastante valorizado no dia a dia é o de boas práticas. E você pode se aprofundar bastante nisso. Veja os cursos de design patterns e solid. Aprenda a fazer testes automatizados e TDD, algo muito pedido no mercado.

Quando estiver pronto, pode ser uma boa ideia ir atrás de uma certificação Java. Ou se aprofundar em mais coisas de Java como Web Services, mensageria e EJB.

Mudando completamente de ares, você pode também ir para mobile e fazer a Formação Desenvolvedor Android, afinal o Android usa Java.