Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Java é tão difícil aprender. Ainda vale a pena ou seria melhor partir para o Ruby?

Galera, estou estudando Threads e Collections em Java. Tão difícil que acabo ficando desanimado, sem saber se vou conseguir aprender, me pergunto se não seria melhor aprender Ruby ou Python. Meus objetivos são trabalhar como back-end remoto.

9 respostas

Olá Felipe,

é um questionamento válido, realmente existe a discussão sobre a dificuldade em se aprender Java, principalmente se você não conhece outra linguagem de Programação, como você tem o interesse em desenvolvimento front-end talvez sejá negócio fazer a carreira Iniciante em Programação e posteriormente as carreiras de Front-end, onde você vai ter contato com programação em Javascript. E futuramente escolher uma linguagem de back-end para te dar suporte de acordo com sua preferência posso recomendar PHP ou Ruby. Futuramente você estará mais confortável e com um melhor embasamento para aprender Java.

Atenciosamente.

Boa tarde Felipe, tudo bem?

Cara, posso falar do aprendizado que tive e ainda estou tendo, vamos lá...


Comecei aqui na Alura fazendo estes introdutórios mesmo, depois fiz o FJ-11 (java e orientação a objetos) na Caelum e tudo pareceu bem complexo para mim. Após fazer estes cursos fiquei meio estagnado, deixei de estudar um tempo e faltou motivação (depende de cada um).

Depois disso, já tinha marcado um outro curso que é o FJ-21 (java para desenvolvimento web), e faltando 1 mês para o início do mesmo caiu a ficha que já tinha esquecido muita coisa e lá fui eu... entrei de cabeça na apostila do curso anterior para não ficar boiando nas aulas de web.

Foi entrando na parte web que peguei gosto pela linguagem. Sou o tipo de pessoa (assim como muitos, e provavelmente como você também) que precisa ver as coisas "mágicas" acontecerem, e não ficar só vendo saídas no console. O FJ-21 me proporcionou isso (lembrando que estes conteúdos você encontra aqui na Alura também!).

Hoje estou super feliz com o aprendizado de OO e das API's do início e que foram a parte "chata" da coisa, mas que são essenciais para ter uma base mais sólida e ver a coisa acontecer na web. Um complementa o outro.

Me sinto mais capaz de ir buscar as soluções para os problemas que aparecem, e que antes eu queria muita resposta pronta. Não é isso que te faz "crescer".

Bom, essa foi a minha trajetória inicial e as barreiras que tive, assim como parece que você está tendo.

Se seu desejo é aprender Java, vai fundo, não desiste e isso vira uma conquista para você.


Voltando para o seu questionamento, nunca utilizei Python ou Ruby, mas sim PHP.

Na época que eu dei uma desanimada com Java, fui estudar PHP. Achei bem legal e muito estimulante, você consegue fazer as coisas muito mais rápido (ao contrário de Java) e já colocar seu projeto no ar muito facilmente, quebra um galhão.

Se você deseja aprender uma linguagem de back-end que complemente seus conhecimentos de front-end, o importante mesmo é que seja uma que você vá trabalhar.

Lembrando também que se seu cargo vai ser de front-end, não deveria ser uma obrigação você saber back-end, e sim um diferencial!

Para terminar este textão (rsrs), minha sugestão mesmo é que você foque no front-end, se torne um profissional bom nisso, e seja capaz que aprender um pouco de back-end também (que é o que você já está fazendo).

Focar em algo é muito melhor no início do aprendizado para qualquer um, me fez muita falta e aprendi isso com o erro (tentando aprender tudo de uma vez).

Com o passar do tempo descobri que muito do que eu fazia não era a forma ideal de estudar, de acordo com pesquisas e tudo mais... dá uma olhada neste curso que me ajudou muito: curso aprendendo a aprender.

Bom, finalizo por aqui e espero ter ajudado. Tenha uma motivação, uma coisa que você almeja!

Abraços!

Eu na empolgação cometi uma gafe Ao invés de escrever back-end, falei front-end - mico - mas absorvi 100% as dicas de vocês. Gosto de lógica de programação, criar soluções. Meu objetivo é tornar-se programador home office, pois mesmo sendo formado em Ciência da computação, aqui no interior do estado do Rio não há empresas de tecnologia. Quero aprender Java, mas vejo muitas vagas para trabalho remoto com Ruby on Rails eque pagam muito bem. Estou mergulhando de kbça, estudando muita coisa legal aqui na Alura.

P. S desculpa a falha na pergunta, já corrigi

Felipe, gostaria muito de conversar contigo por e-mail ou celular. Moro no Rio e também sou estudante. Queria saber quais conhecimentos você tem sobre trabalhar Home-Office, onde procurar emprego e tals, e também sobre aprender Java. Podemos conversar? Valeu, Felipe!

Olá Eduardo, tudo bem? Pode me procurar no facebook ou Twitter. O que tenho a compartilhar sobre trabalho remoto é o que pesquisei ao longo dos últimos 12 meses. Então. Vi que você é estagiário em TI, isso é ótimo. É muito importante estar no meio ao qual deseja seguir carreira. Eu não fiz nenhum trabalho remoto de fato, preferi me qualificar mais. Se alguém falar que é coisa fácil, vai estar mentindo, provavelmente tentando vender algo ou indicar alguém para te vender algum curso, etc. Apesar disso, tem muita informação interessante na internet, sites freelance e treinamentos gratuitos. Sonhe alto, mete a cara nos estudos. É preciso ter foco e disciplina. Abraços.

Gostei do assunto, bastante motivacional!! Bons estudos pessoal!

Uma coisa que ninguém mencionou aqui é que o conceito de Threading tem ligações com concorrência, paralelismo e sistemas distribuídos. São tópicos avançados da computação e entender eles não é nada fácil. Isso significa que em QUALQUER linguagem que você quiser aprender Threading, por exemplo, a dificuldade vai ser a mesma. O conceito por trás de como eles funcionam são os mesmos em qualquer linguagem.

solução!

Fala Felipe, blz?

Cara, eu apaguei meu Facebook, pois precisava estudar e ele estava me atrapalhando, e não te achei no twitter.

Acabei de ficar sabendo que consegui um estágio numa empresa de TI mesmo, pois meu antigo estágio era de TI mas em uma empresa de logística. Agora vou aprender mesmo a desenvolver softwares e daqui a um ano, pelo menos, vou ter segurança e confiança para trabalhar Home-Office.

Já tenho disciplina para trabalhar em casa, pois faço faculdade a distância e consegui desenvolver disciplina para trabalhar em casa.

Notícia maravilhosa Eduardo. Boa jornada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software