2
respostas

Já estive sob essa situacao

No ano passado tive a oportunidade de substituir gerência em três agências bancárias. Foi um convite do superior, minha primeira experiência, o que me deixou muito nervoso e inseguro, em razão da quantidade de informações que eu ainda não havia absorvido para desempenhar um bom papel. Durante esse período busquei fazer o meu melhor e dentro da minha limitação, atendendo da melhor forma possível aos clientes, buscando maiores informações atualizadas afim de ter maior assertividade e também respeito aos meus colegas de trabalho. Em reuniões, junto a Superintendência, eu tinha excessivos graus de ansiedade e insegurança, visto que os resultados das demais agências eram positivos e com valores expressivos. Isso me permitiu perceber o quanto eu estava enfraquecido e com baixa estima. Passados seis meses percebi que conseguir contribuir com o resultado, não do tamanho de uma pessoa experiente. Porém comecei a refletir que eu não estava satisfeito com o meu preparo para a função, eu deveria procurar me aperfeiçoar a posteriori concorrer ao cargo. Então fui até outra cidade cerca de 200 km de distância para conversar com o superintendente. Informei a ele que não estava me sentindo a vontade com a pressão cobrada e impostas para obter os resultados, eu me sentia despreparado para assumir agências de grande porte em decorrência de muitas informações que eu ainda não detinha. Então eu sugeri o cargo de assistente do gerente afim de me aperfeiçoar e adquirir autoconfiança. Hoje eu não me arrependo do que fiz e atualmente estou me candidatando para a gerência no atendimento empresarial.

Concordo com o vídeo apresentado no sentido de nos expressar melhor, inclusive de nos comportarmos com a postura de confiança, porém devemos ter a consciência de estamos preparados para assumir tal função, caso contrário, toda a apresentação imponente que poderá nos graduar, poderá causar um efeito contrário em vista das consequência de um mal resultado.

2 respostas

Acho uma postura muito madura essa sua Marcelo. Em outro tópico, aqui do Fórum, uma pessoa falava sobre como as coisas não eram como ela queria e que ela se sentia muito superior aos seus pares e supervisores. Será? Uma postura confiante é sempre bem vinda, mas não devemos acima de tudo sermos autocríticos? Assumir uma função, de tamanha responsabilidade, não requer esse tipo de maturidade que você apresentou? E olha os bons resultados. Parabéns!

Marcelo, parabéns pela sua postura, madura e confiante, você se adiantou bem com essa sua iniciativa, pois poderia causar maiores danos continuando com o seu cargo e insegurança, temos que seguir sempre este exemplo, pois desta forma passamos confiança e preocupação com a nossa empresa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software