Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Interrupções durante reuniões para tratar de assuntos externos

Bom dia, professor! Tenho uma dúvida referente a reuniões entre gestores e média gerência, sendo ''nós" a parte da média gerência.

Suponhamos que você solicitou uma reunião, reservou o horário e que tem uma pauta que é de interesse de todos os envolvidos. Mas durante a reunião, os gestores constantemente se distraem com fatores externos, como ligações telefonicas, mensagens, outras pessoas chamando, etc.

Qual seria a melhor forma nesse caso para expressarmos: "olha, eu gostaria que vocês prestassem atenção nisso pois é importante... Será que vocês poderiam tirar alguns minutos pra prestar atenção nessa apresentação, uma vez que eu já solicitei a reunião com intuíto de reservar esse tempo dos senhores."

2 respostas
solução!

Olá Ibsen.

Tudo bom?

Uma maneira mais direta é perguntar se algo está atrapalhando o entendimento das pautas da reunião.

Mas, penso que a primeira coisa a ser feita é entender por que as pessoas estão se distraindo. Pode ser referente ao modo como o comunicador está passando sua mensagem, então seria bacana procurar maneiras mais efetivas de se comunicar, inclusive não-verbalmente, pela construção das apresentações também.

Assim, eu indicaria alguns aspectos que se pode ter em consideração:

(1) As pessoas têm inteligências mais predominantes do que outras (seja lógico-matemática; linguística; motora; espacial; musical, interpessoal e intrapessoal),

(2) Na Antiguidade, a oratória era parte da Retórica, assim, podemos considerar que na primeira a norma é a eficácia, então precisamos elaborar a oratória como uma unidade coerente, clara e também bela. Mas para isso acontecer, precisamos estar cientes do Item 1, das inteligências múltiplas,

(3) Isso porque a nossa comunicação precisa ser capaz de agregar essa diversidade de modos como as pessoas aprendem e atingir a todos. Se focamos numa inteligência mais predominante (como a lógico-matemática) mas pecamos em relação às outras, provavelmente atingiremos apenas aquelas que possueim a lógica-matemática como sua inteligência principal. E as outras estarão mais suscetíveis às distrações externas.

Ibsen, recomendo que você dê uma olhada no curso Aprender a Aprender e Comunicação Assertiva, aqui da Alura.

Espero que isso te ajude e some com os seus conhecimentos :)

Bons estudos e abraços =)

Muito obrigado pelas dicas Dani! Abraço! :)