Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Interfaces, não faz sentido ter elas.

Porque ter uma interface, se nas classes está repetindo os métodos nas classes que são implementada a interface.

1 resposta
solução!

Olá Rogério, tudo bem? A Interface é muito utilizada em grandes projetos para obrigar o programador a seguir o padrão do projeto, por esta tratar-se de um contrato onde o mesmo é obrigado a implementar seus métodos, ele deverá sempre seguir o padrão de implementação da Interface.

Vamos imaginar assim, uma interface além de ser abstrata ela apenas traz a assinatura do método dentro dela e essa assinatura vai ir para diversos locais. Sim, dentro das classes nós reescrevemos os métodos por que cada um deles apesar de ser por exemplo cobraTaxa( ); individualmente a taxa cobrada em cada local será diferente. Então por que não fazer isso direto em cada classe? Bem, podemos dizer que muitos códigos não são nossos, e apenas damos manutenção, agora sabendo que existe essa interface sabemos onde ocorre o cobraTaxa( ); e se futuramente mais classes precisarem usar esse método, seria necessário apenas implementar nossa interface.

A interface também é uma ideia do java para solucionar a questão da herança múltipla. Como você deve saber java não suporta herança múltipla, mas existem casos que se faz necessário caracterizar uma classe como sendo de mais de um tipo, então a solução foi criar a ideia de interface do java, onde você pode herdar de uma classe e implementar uma ou mais (quantas bem entender) interfaces, podendo assim caracterizar uma classe como sendo de inúmeros tipos (o tal polimorfismo).

Em resumo, diria que a interface em java é um dispositivo q fornece flexibilidade, viabiliza o polimorfismo e permite herança múltipla.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software