fiz o programa no google colab e não estou tendo a resposta do modelo que selecionei
a ideia é que quando eu de o comando
print("resposta.text")
deveria responder a minha pergunta que foi "quando o chatGPT foi criado?"
PS: ALGUEM PODE ME AJUDAR?
fiz o programa no google colab e não estou tendo a resposta do modelo que selecionei
a ideia é que quando eu de o comando
print("resposta.text")
deveria responder a minha pergunta que foi "quando o chatGPT foi criado?"
PS: ALGUEM PODE ME AJUDAR?
Olá, Clayton! Seja muito bem-vindo ao fórum!
Fique tranquilo, os erros que você encontrou são super comuns e acontecem com todo mundo que está começando a interagir com APIs de Inteligência Artificial. O importante é que você está praticando e buscando a solução. Vamos resolver isso passo a passo!
Analisando seu código e sua dúvida, identifiquei dois pontos principais que estão impedindo seu programa de funcionar como esperado.
1. O Erro no Comando print
(O mais fácil de resolver)
O primeiro problema, e o mais direto, está na sua última linha: print("resposta.text")
.
Quando você coloca aspas (" "
) dentro do print
, você está dizendo ao Python para imprimir o texto literal que está ali dentro, e não o conteúdo de uma variável. Por isso, a saída do seu programa é a palavra "resposta.text".
A Correção: Você precisa remover as aspas para que o Python entenda que você quer ver o conteúdo da variável resposta
, acessando o atributo .text
dela.
Errado: print("resposta.text")
Correto: print(resposta.text)
print
, seu código ainda não funcionaria, pois a forma como você está tentando criar o chat e enviar a mensagem parece misturar a sintaxe de bibliotecas diferentes (talvez um pouco da OpenAI com a do Google).Abaixo está um bloco de código completo e funcional para fazer o que você deseja, usando a biblioteca oficial do Google para o Gemini. Você pode copiar, colar e adaptar!
Passo a passo do código correto:
# 1. Importar a biblioteca necessária
import google.generativeai as genai
# 2. Configurar sua API Key
# (Substitua "SUA_API_KEY" pela chave que você gerou no Google AI Studio)
genai.configure(api_key="SUA_API_KEY")
# 3. Criar o modelo
# Obs: Corrigi o nome do modelo para um válido. "gemini-1.5-flash" é uma ótima opção.
model = genai.GenerativeModel('gemini-1.5-flash')
# 4. Iniciar o chat (opcional, mas bom para conversas)
chat = model.start_chat(history=[])
# 5. Definir a sua pergunta
pergunta = "quando o chatGPT foi criado?"
# 6. Enviar a pergunta para o modelo e guardar a resposta
print("Enviando pergunta para o Gemini...")
resposta = chat.send_message(pergunta)
# 7. Imprimir o texto da resposta (agora com o print correto!)
print("\n--- Resposta do Modelo ---")
print(resposta.text)
Você verá que agora o programa vai imprimir a resposta que o Gemini deu para a sua pergunta.
Resumindo: O principal problema que você via era o print
com aspas, mas o código para chamar a API também precisava ser ajustado para o padrão correto da biblioteca do Google.
Peço para que, caso essa resposta tenha resolvido sua dúvida, marque ela como solução! ✅
Abraços, ótimos estudos!!