Pessoal na aula Como criar um chatbot com Python e a IA Gemini estou recebendo o erro "chat" is not defined. Podem me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal na aula Como criar um chatbot com Python e a IA Gemini estou recebendo o erro "chat" is not defined. Podem me ajudar?
Olá, Clarissa, como vai?
Esse erro acontece quando o Python tenta acessar uma variável que ainda não foi criada ou não foi atribuída no escopo atual do código. Para que eu possa identificar o ponto exato onde essa variável deveria ter sido inicializada ou se houve algum erro de digitação na declaração, peço que você compartilhe o link do seu notebook do Google Colab.
Fico no aguardo e a disposição :)
Isso, eu entendi o erro, mas no código da aula não tem a declaração da variável, ou eu me perdi mesmo. Segue o link do caderno.
https://colab.research.google.com/drive/1UADZGF6y8V0NSuD1_Ky-5iDZ0YH2TQ7-?usp=sharing
Oi, Clarissa.
O notebook está privado no momento, então não estou conseguindo acessá-lo para fazer o download e realizar a avaliação.
Você poderia, por favor, disponibilizá-lo publicamente?
Sigo no aguardo e a disposição :)
Pode tentar agora?
Oi, Clarissa.
A linha client.chats.create(model='gemini-2.5-flash') executa a criação do chat, porém o resultado dessa chamada não foi armazenado em nenhuma variável. Quando o código chega em chat.send_message(prompt), o Python tenta acessar a variável chamada chat, mas ela ainda não existe no código.
Um ajuste seria:
chat = client.chats.create(model='gemini-2.5-flash')
prompt = input('Digite a sua pergunta: ')
print(prompt)
while prompt != 'fim':
resposta = chat.send_message(prompt)
print(resposta.text)
prompt = input('Digite a sua pergunta: ')
O instrutor demonstra a criação do chat no minuto 3:23, da atividade Entendendo a interação dinâmica com chatbots e o histórico de mensagens.
Sigo a disposição :)