5
respostas

[Bug] chat não definido

Pessoal na aula Como criar um chatbot com Python e a IA Gemini estou recebendo o erro "chat" is not defined. Podem me ajudar?

5 respostas

Olá, Clarissa, como vai?

Esse erro acontece quando o Python tenta acessar uma variável que ainda não foi criada ou não foi atribuída no escopo atual do código. Para que eu possa identificar o ponto exato onde essa variável deveria ter sido inicializada ou se houve algum erro de digitação na declaração, peço que você compartilhe o link do seu notebook do Google Colab.

Fico no aguardo e a disposição :)

Isso, eu entendi o erro, mas no código da aula não tem a declaração da variável, ou eu me perdi mesmo. Segue o link do caderno.

https://colab.research.google.com/drive/1UADZGF6y8V0NSuD1_Ky-5iDZ0YH2TQ7-?usp=sharing

Oi, Clarissa.

O notebook está privado no momento, então não estou conseguindo acessá-lo para fazer o download e realizar a avaliação.
Você poderia, por favor, disponibilizá-lo publicamente?

Sigo no aguardo e a disposição :)

Pode tentar agora?

Oi, Clarissa.

A linha client.chats.create(model='gemini-2.5-flash') executa a criação do chat, porém o resultado dessa chamada não foi armazenado em nenhuma variável. Quando o código chega em chat.send_message(prompt), o Python tenta acessar a variável chamada chat, mas ela ainda não existe no código.

Um ajuste seria:

chat = client.chats.create(model='gemini-2.5-flash')

prompt = input('Digite a sua pergunta: ')
print(prompt)

while prompt != 'fim':
    resposta = chat.send_message(prompt)
    print(resposta.text)
    prompt = input('Digite a sua pergunta: ')

O instrutor demonstra a criação do chat no minuto 3:23, da atividade Entendendo a interação dinâmica com chatbots e o histórico de mensagens.

Sigo a disposição :)