Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Intellij "forçando" build através do Maven e dúvida de desenvolvimento/decisão de projeto

Bom, eu comecei um projeto há alguns meses e eu usava o Maven, um dia decidi removê-lo e para de utilizá-lo (na época eu não sabia direito mexer com Maven e acabava usando apenas para controle de dependências, como este projeto é o primeiro projeto profissional que eu estou fazendo queria eliminar tudo aquilo que não precisaria, o Maven entrou nessa), o problema é que toda vez que eu preciso reimportar o projeto em alguma máquina ou recarregar o projeto, o Intellij mostra o erro abaixo:

Information:02/04/2018 14:09 - Compilation completed with 1 error and 0 warnings in 1s 333ms
Error:Maven Resources Compiler: Maven project configuration required for module 'SISCOVI' isn't available. Compilation of Maven projects is supported only if external build is started from an IDE.

Como eu disse, eu removi o Maven, a solução paliativa foi excluir o módulo atual e reconfigurar um novo, queria saber se ter alguma outra forma de resolver isso.

Outra dúvida era a seguinte: recentemente comecei o curso de JavaEE aqui na Alura e me deparei com vário Frameworks que eu não utilizo nos meus projetos, como JPA, JSP, CDI, eu costumo escrever as Queries do banco com strings e Prepared Statement e o resultado eu mando para um Controller acionado através de REST que chama o método específico de um DAO que acessa o banco para retornar um conjunto de dados específicos, também nunca usei JBoss/WildFly, apenas Tomcat e Glassfish, inclusive um colega da faculdade falava muito mal do Jboss. Devo mudar a minha forma de desenvolver agora que estou trabalhando com isso e adotar o uso do JSF CDI e JPA ?

PS.: Ninguém nunca me cobrou um Framework específico e sei que há desenvolvedores Front-end que fazem a web app em Angular então pelo menos a parte de JSF e CDI sei que não precisarei usar nesse projeto pois haverá uma integração com eles o que significa que devo manter os serviços REST funcionando (se bem entendi CDI e JSF/JSP seriam utilizadas justamente pra substituir essa camada de apresentação que está sendo suprida pela equipe de Front) mas a parte de persistência poderia ser modificada. Mas futuramente devo adotar a utilização do Hibernate, JPA, JSP/JSF, Spring, Maven, etc... ?

1 resposta
solução!

oi Matheus

parece que mesmo tirando o maven do projeto, o intellij ainda está configurado como se ele estivesse sendo usado. Pela ausencia do pom.xml, que é o arquivo de configuração do maven, você acaba nesse erro.

Assumindo que você usa a versão mais atual, basta ir em preferencias, procurar por Build Tools > Maven, e desativá-lo. Outra alternativa, talvez mais simples, seria apagar o arquivo de configuração do projeto (arquivo .iml) e reimportar como um projeto java normal, sem maven.

Você experimenta alguma dessas e me avisa se funciona?

Sobre sua outra dúvida, é interessante sim que você aprenda pelo menos o básico dos principais frameworks, como o Hibernate, Spring, CDI, Maven etc. Você não precisa e nem deve sair usando todos em seus projetos, mas se você pretende trabalhar com Java certamente vai precisar conhecer um pouco desses que são amplamente usados no mercado -- e por um motivo: tornam o desenvolvimento muito mais produtivo e prático... o ganho é grande.

Aqui na Alura você encontra cursos desses todos. Aos poucos você pode ir seguindo as carreiras e ampliando a sua stack de tecnologias (;

abracos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software