Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Inteligência Artificial na Medicina: O Olhar Experiente do Médico no Século XXI

Inteligência Artificial na Medicina: O Olhar Experiente do Médico no Século XXI

Por Ricardo Costa Val do Rosario e ChatGPT

Contextualização

Vivemos um momento ímpar na história da Medicina. O conhecimento médico, que outrora 
se acumulava em bibliotecas físicas e nas experiências clínicas diárias, agora encontra um novo 
aliado: a Inteligência Artificial (IA). 

Como médico formado em 1994, com mais de três décadas de prática, vejo a chegada da IA 
não como uma substituição do profissional humano, mas como uma ampliação das nossas
capacidades	– diagnósticas, preditivas e analíticas.

A formação médica nos dota de uma profunda compreensão da complexidade humana. 
E  é justamente por isso que o médico experiente é uma peça essencial no processo de integração
da IA à prática clínica. 

Mesmo que não sejamos programadores ou desenvolvedores, compreendemos os contextos,
as nuances e as necessidades reais dos nossos pacientes e serviços.

Relevância de Entendermos PLN para a Prática Médica e os Desafios

Os desafios que enfrentamos; 

Claro, há desafios. A maioria de nós, médicos experientes, não teve formação em lógica 
computacional, nem domina profundamente estatística bayesiana ou redes neurais. 

A linguagem da tecnologia pode parecer distante. 

No entanto, cursos como os da trilha “Inteligência Artificial na Medicina” da Alura têm 
mostrado que é possível entender os fundamentos e, principalmente, aplicar esse 
conhecimento na prática.

Outro desafio é cultural: a resistência à mudança, muitas vezes compreensível diante de
uma rotina já sobrecarregada. 

Mas quem, senão nós, com nosso olhar clínico aguçado, pode orientar os desenvolvedores
sobre o que realmente importa à beira do leito?

Nossos pontos fortes como médicos

•	Experiência clínica: sabemos quando um dado é útil ou irrelevante.

•	Visão ética e humanística: somos guardiões da confidencialidade e do cuidado.

•	Capacidade de formar e orientar: temos o dever de guiar as novas gerações para uma 
medicina mais integrada, segura e baseada em evidências (e dados).

Um chamado ao engajamento

Minha proposta – e meu desejo – é ser uma ponte entre tecnologia e Medicina. 
Treinar médicos, orientar desenvolvedores e mostrar que a IA na área médica 
só faz sentido quando caminha junto ao conhecimento clínico e à sensibilidade humana. 

Ao me aprofundar em cursos como PLN e Análise deSentimentos, percebo que o médico 
não precisa dominar todas as técnicas, mas sim fazer as perguntas certas, interpretar 
resultados e participar do desenvolvimento de soluções com senso clínico. 

Convido meus colegas a enxergarem esse novo horizonte com curiosidade, responsabilidade 
e protagonismo. 

Afinal: “A IA não nos substitui. Ela nos potencializa.” (ChatGPT)
3 respostas

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Bom dia, Ricardo! Tudo bem?

Ótima pesquisa! Você mostra um caminho sobre como a inteligência artificial pode ser uma parceira na medicina, sem tirar a importância crucial do médico. É como se a IA fosse uma ferramenta poderosa que amplia o que já fazemos de melhor, sem nos substituir.

E achei bem legal você não esconder os desafios, porque muitos médicos não cresceram com a tecnologia como ela é hoje. Mas seu texto nos encoraja a mergulhar nesse novo mundo, mostrando que podemos entender o essencial e participar da criação de soluções.

E no final, um convite para não ficarmos de fora e sermos parte ativa da transformação. Continue compartilhando as suas observações, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para a comunidade.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Se precisar, fico à disposição! Conte com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Daniel, com mais conhecimento e treinamento, tenho começado a criar textos e materiais de leitura com qualidade cada
vez maior, e isso me deixa muito feliz, assim como o profissionalismo de vocês da ALURA. Vocês estão muito acima da média.

Parabéns pelo grande trabalho que construíram, certamente com muito esforço.

Suas palavras mostram que estamos em sintonia, o que é muito importante.

Conseguir transmitir mensagens sobre temas médicos para não médicos não é tarefa fácil, mas é algo que venho desenvolvendo
e aprimorando ao longo dos anos. Obrigado!