No caso das tabelas diemensão produto - fornecedor e dimensão produto - departamento, não seria interessante utilizar integer para as chaves primarias para ligação com a tabela dimensão produto?
No caso das tabelas diemensão produto - fornecedor e dimensão produto - departamento, não seria interessante utilizar integer para as chaves primarias para ligação com a tabela dimensão produto?
Boa tarde Rafael! Tudo bem com você?
A escolha do tipo de dado para as chaves primárias pode depender de vários fatores, incluindo a arquitetura do modelo de dados e as necessidades específicas do projeto.
Usar INTEGER
para chaves primárias é sim uma prática comum por facilitar as junções e poder melhorar o desempenho das consultas. Integers são geralmente mais eficientes em termos de armazenamento e processamento em comparação com strings, como VARCHAR
. No entanto, o modelo da aula está utilizando identificadores naturais, como cod_fornecedor
e cod_setor
, que são do tipo VARCHAR
devido à necessidade de manter um identificador único e legível que já exista nos sistemas de origem.
No geral, a escolha de uma chave primária pode variar bastante e depende do contexto, do sistema que está sendo modelado e, muitas vezes, da preferência de quem está desenvolvendo o banco de dados. Entretanto, no mercado, é muito comum encontrar dois tipos principais de chaves primárias:
Além disso, em sistemas mais modernos, principalmente com bancos NoSQL ou arquiteturas distribuídas, é comum encontrar o uso de UUIDs (Universally Unique Identifiers), que geram identificadores únicos globalmente, mesmo em diferentes servidores ou ambientes. Eles são úteis em sistemas que precisam garantir unicidade sem dependência de incrementos sequenciais.
A escolha entre essas abordagens depende de fatores como simplicidade, desempenho, necessidade de unicidade em diferentes contextos e até mesmo o padrão utilizado na empresa ou projeto.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!