2
respostas

Inovações Disruptivas não devem ser Ignoradas!

Acredito que um dos principais motivos é que as duas regras mencionadas (" As empresas devem ouvir e reagir / As empresas devem focar em investimentos e Inovações ") levam elas a se concentrarem em inovações incrementais. Elas aprimoram produtos existentes para clientes atuais, que já geram a maior parte da receita. Isso faz com que as empresas ignorem as inovações disruptivas. Essas inovações geralmente começam com produtos mais simples e baratos, com margem de lucro bem menores, que não chamam atenção de clientes mais lucrativos e muito menos de investidores que buscam grandes retornos a longo e médio prazo. Elas são inicialmente ignoradas, mas com passar do tempo melhoram e se tornam alternativas atraentes, muitas vezes dominam um novo mercado superando as grandes empresas.

2 respostas

Ola Célio,
Concordo com seu argumento. Obrigado por compartilhar.
Perguntei para uma IA uma definição simplificada do conceito de inovação disruptiva, e veio essa resposta, que compartilho:
"Quando surge uma solução nova e mais simples, acessível ou barata que começa atendendo um público esquecido ou pouco valorizado e, aos poucos, cresce tanto que acaba mudando ou substituindo produtos, serviços ou empresas já estabelecidas."

A inovação disruptiva normalmente começa pequena, parece “fraca” no início, mas muda o jogo inteiro com o tempo.
Um abraço.

Bom dia Décio, tudo na paz !
A resposta da IA foi top! É exatamente isso. A inovação disruptiva é tipo o Davi contra Golias: Ninguém da nada, a gente subestima a principio porque ela parece fraca ou simples demais, mas com o tempo ela vai ganhando força e acaba virando o jogo de um jeito que ninguém esperava.