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Faça como eu fiz: o dilema da inovação

Acho que conforme o mercado é muito volátil, se adaptar sempre aos mesmos clientes, por mais que sejam sua maior fonte de entrada de dinheiro para sua empresa, acaba afastando novos clientes que poderiam ser mais do que os novos, esse conceito de sempre priorizar o mesmo cliente e esquecer que no mundo existem mais clientes e gostos diversos, acaba sendo uma bolha a ser criada no seu próprio negócio, então aquele click de expansão nunca vai ter, pois sempre estará com os mesmos clientes gerando sempre a mesma receita, ou seja, atender sempre as necessidades dos seus "melhores" clientes, acaba meio que te tirando da real competição que rola no mercado, pois a maior fatia do bolo estará exposta a outras empresas e você sempre comerá a mesma fatia do bolo sempre, enquanto outras empresas comem uma hora uma fatia maior, outrora uma fatia menor e vice versa.

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Olá, Matheus! Como vai?

Achei muito interessante a reflexão sobre a volatilidade do mercado e a relação com os clientes!

Sua resposta mostra visão crítica ao analisar os riscos de focar apenas nos mesmos clientes, clareza ao explicar como isso pode limitar a expansão e competitividade, e profundidade ao usar a metáfora da “fatia do bolo” para ilustrar a dinâmica de mercado.

Uma sugestão para o futuro seria indicar estratégias práticas de diversificação de clientes que poderiam ajudar a evitar essa bolha e ampliar oportunidades.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

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