4
respostas

Informações conflitantes com a teoria

Digitei no prompt de comando nslookup www.alura.com.br e a resposta foi: Servidor: Unknown Address: 192.168.0.1 Aliases: www.alura.com.br

Quando tentei usar o endereço no navegador: http://192.168.0.1 aparece a mensagem de autenticação obrigatória. Usei o meu usuário e senha da alura, mas após clicar em "Fazer login", o browser volta a pedir usuário e senha. Então tentei: http://107.20.180.233

E o browser respondeu:

Não é possível acessar esse site

107.20.180.233 demorou muito para responder.

O que eu fiz de errado? Alguma informação desatualizada no curso?

4 respostas

Oi Mário! Não consegui entender muito bem o que você está testando. É relacionado a algum exercício. Você consegue dar mais detalhes?

Abraço!

Este teste refere-se ao curso HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos, capítulo 3, endereços sob o seu domínio. O que eu tentei fazer e expliquei acima está neste capítulo que te falei. Mas as informações que consegui não batem com as que o texto informa.

Oi Mário! Acho que agora eu entendi!

Em primeiro lugar, acho que seu nslookup está tentando usar 192.168.0.1 que na verdade deve ser o endereço de seu roteador. O login e a senha que ele pede quando você acessa esse endereço é provavelmente do setup de seu roteador ou modem. Repare que na mensagem ele diz que não reconheceu o endereço: Unknown Address: 192.168.0.1

Tente digitar os comandos dessa sequencia:

nslookup  //abre o programa nslookup
server 208.67.222.222  //muda o servidor de dns para o opendns
cursos.alura.com.br  //consulta o endereço da alura

Depois de digitar esses comandos, o programa deve retornar o número de IP atual da alura. Esse ip que está na explicação talvez pode ser antigo, e como a explicação mesmo diz:

Observação: Esse IP pode mudar dependendo do servidor concreto onde o Alura foi instalado.

Aí você pode pegar esse ip e usar ele no browser:

https://52.206.164.173

Abraços!

Mario, na verdade acho que você apenas interpretou errado a resposta do comando nslookup. Olha, vamos ver o que acontece quando eu utilizo o comando:

A parte que você indicou não diz respeito ao site da Alura. Ou seja, o Address do começo, na verdade, é o endereço IP local do seu roteador (no meu caso, 192.168.1.1; no seu, 192.168.0.1). Agora, os dados a seguir são referentes à Alura. O nome é o NameServer, os Aliases são os domínios e os Addresses, finalmente, são os endereços IPs da Alura. Note que há dois, o primeiro está no protocolo IPv6, enquanto o segundo está no IPv4. É importante, também, perceber que é diferente do que você testou e do que está no vídeo. Isso se dá porque a Alura, provavelmente, trocou de host e, assim, de endereço IP. Outra coisa: mesmo testando no browser com um dos endereços IPs atuais da Alura é possível que não consiga um resultado satisfatório, já que é comum, hoje em dia, que os sites utilizem serviços como os disponibilizados pelo CloudFlare para bloquear o acesso diretamente pelo IP.

OBS.: Se se interessa por esse assunto em específico, recomendo que faça o curso Redes: Introdução, Conceitos e Prática aqui da Alura!

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software