Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Index e valor final do exercício diferente da aula

Boa tarde! Estou realizando os exercícios juntamente da aula, e identifiquei duas coisas:

1) A index do meu dataframe não está correta; como eu posso corrigir ela?

(Ela está começando em 0 ao invés de começar em 1 )

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2) O resultado final do meu exercício não está numericamente igual ao do professor:

(Esse é o meu resultado)

(Esse é o resultado da aula do professor - note a diferença dos valores numéricos entre as duas imagens). Desconfio que o problema (2) está relacionado ao problema (1). Segue em anexo um print do meu código.

import pandas as pd

dados =pd.read_csv('aluguel_residencial.csv', sep=';')
dados.head(10)
bairros = ['Barra da Tijuca', 'Copacabana', 'Ipanema', 'Leblon', 'Botafogo', 'Flamengo', 'Tijuca']
selecao = dados ['Bairro'].isin(bairros)
dados = dados[selecao]
dados['Bairro'].drop_duplicates()
grupo_bairro = dados.groupby('Bairro')
type(grupo_bairro)
grupo_bairro.groups
for bairro, dados in grupo_bairro:
    print ('{} -> {}'.format(bairro, dados['Valor'].mean()))
grupo_bairro['Valor','Condominio'].mean().round(2)
1 resposta
solução!

Olá Leonardo, tudo bem ?

Quanto a primeira duvida, está correto sim o índice começar em 0, o do instrutor está funcionando assim também.

Agora sobre a segunda duvida, você poderia verificar se fez os procedimentos da aula 6 atividade 4. Nesta aula o instrutor faz a operação para remover os apartamentos que o condominio está nulo.

Seleção:

selecao = (dados['Tipo'] == 'Apartamento') & (dados['Condominio'].isnull())

Remoção:

A = dados.shape[0]
dados = dados[~selecao]
B = dados.shape[0]
A - B

Sem essa etapa vamos ter o arquivo aluguel_residencial.csv com 22571 linhas e não com 21826 linhas que é o esperado, resultando em valores diferentes quando vamos calcular as médias do bairro.

O código que você anexou aqui está correto e retorna o mesmo valor do professor, precisando só corrigir o problema na base de dados(aluguel_residencial.csv). Você mesmo pode verificar isso baixando a base pronta disponibilizada na atividade 1 aula 8 ou nesse link.

Caso não encontre o problema no notebook de tratamento de dados faltantes (Tratamento de Dados Faltantes.ipynb) compartilhe seu código conosco que vai ser um prazer ajudar.

Bons estudos e qualquer duvida não hesite em perguntar.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!