2
respostas

Importando bibliotecas

(o assunto desse tópico não é herança múltipla... é que entrei no fórum pelo link dessa aula)

Olá.

Antes de iniciar essa formação, fiz o curso de Análise de Experimentos aqui na Alura. Consigo operar com facilidade em cima dos arquivos que gerei durante o curso.

Decidi construir uma classe Data para materializar o banco de dados usado em análise de experimentos fatoriais. Os atributos são os fatores, a variável resposta e os resultados dos ensaios.

class Data:

def __init__(self, fatores, variavel_resposta, resultados):
        self.fatores = fatores
        self.variavel_resposta = variavel_resposta
        self.resultados = resultados

Consigo instanciar um objeto assim:

data = Data(['Farinha', 'Chocolate'], ['Porcoes'], [19,37,24,49])

Até aí, tudo bem.

O primeiro método que estou construindo se chama cria_matriz_vetorial. A função desse método é criar uma matriz com as quatro combinações dos valores normalizados dos fatores (-1 e 1), conforme ensinado no curso de Análise de Experimentos. É possível fazer isso "na mão", mas existe uma função que já faz isso pra gente e eu gostaria de usar ela. Mas preciso importar uma biblioteca para isso:

import pyDOE2 as doe

class Data:

def __init__(self, fatores, variavel_resposta, resultados):
        self.fatores = fatores
        self.variavel_resposta = variavel_resposta
        self.resultados = resultados

def cria_matriz_fatorial(self):
        entrada = len(self.fatores)
        return doe.ff2n(entrada)

Quando importo a classe no terminal (from data import Data), já aparece um erro:

ModuleNotFoundError: No module named 'pyDOE2'

Alguém sabe por que? A biblioteca está corretamente instalada.

Fiquei pensando se a solução para o erro não é implementar um dunder method...

2 respostas

Já encontrei a solução. A premissa "a biblioteca está corretamente instalada" era falsa.

Estou usando o PyCharm e lá existe um menu com as bibliotecas instaladas. pyDOE2 não estava instalada.

Após a instalação, consegui importar no código e o método está funcionando corretamente.

Screenshot do menu Settings do PyCharm. Na coluna a esquerda, está selecionada a opção "Project: fatorial_oo" e dentro dela, "Python Interpreter". A tela correspondente, à direita, mostra uma lista de bibliotecas instaladas e um botão "+" disponível para a instalação de novas bibliotecas

Olá Klaic, tudo bem com você?

Fico feliz que tenha solucionado a sua dificuldade, fico mais feliz por ter compartilhado a solução com a comunidade do fórum Alura, compartilhar a solução é de suma importância para ajudar as demais pessoas na comunidade do fórum.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou compartilhar o seu desenvolvimento.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.