3
respostas

Importação de arquivos através de código pl/sql

Em algum módulo ou capítulo deste curso é ensinado como tratar e importar os dados com origem em arquivos através do PL/SQL?

3 respostas

Olá Rodrigo, tudo bem?

Nesse curso não tem nenhuma aula que aborde como tratar e ou importar dados de arquivos externos por SQL (por comandos SQL), porém no Curso Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views na aula 05 Preparando o ambiente é mostrado como podemos fazer a importação de arquivos de scripts SQL no SQLPLUS:

  • Acessando o diretório onde o arquivo esta salvo e executando o arquivo de script
    SQL> @Arquivo.sql
  • Ou informando o diretório onde o arquivo esta localizado
    SQL> @C:\Scripts\Arquivo.sql

Porém fiquei um pouco na dúvida sobre sua pergunta, você se refere a usar aquivos SQL usando apenas comando SQL como mostrei acima ou usando algum script de PL/SQL (Linguagem processual / linguagem de consulta estruturada) com comandos SQL ?

Aguardo o seu retorno!

Obrigado pelo retorno Danielle! A minha dúvida estaria relacionada ao segundo caso que você mencionou. Construir um script em PL/SQL que permita a leitura, validação e tratamento de dados (como um ETL por exemplo) para posterior armazenamento em determinadas tabelas. O primeiro caso eu acompanhei na aula. Se puder me ajudar com isso, ficarei muito agradecido.

Sds, Rodrigo Nunes.

Rodrigo você poderia então fazer os nossos cursos de ETL, assim você poderia ver melhor como criar procedures que façam esse processo que você deseja, por exemplo. Você poderia ver o Curso de ETL com Integration Services: Modelo de dados e o Curso de ETL com Integration Services: Transformação de dados, mas temos outros cursos de ETL que você pode se interessar também.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software